Ir para o conteúdo
Jornalistas interessados na cobertura de ciência e tecnologia puderam se atualizar e praticar suas habilidades na oficina de reportagem sobre temas de C&T, realizada de 18 a 19 de agosto de 2009 em Quito (Equador). O objetivo das atividades foi oferecer ferramentas para refletir sobre os mecanismos de cobertura da ciência nos meios de comunicação de massa, bem como aplicá-las em exercícios práticos.

O programa contemplou a cobertura jornalística em meios variados – como imprensa escrita, rádio, TV e Internet – e dirigida a públicos distintos. Além das atividades práticas, os participantes discutiram sobre como identificar e avaliar temas interessantes de ciência e tecnologia, como noticiar controvérsias da ciência, como se relacionar de forma sinérgica com cientistas, entre outros aspectos.

A oficina foi organizada pela Rede Ibero-Americana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico, pelo Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para América Latina (Ciespal), pelo Museu da Vida e pelo portal de notícias SciDev.Net (Rede de Ciência e Desenvolvimento: www.scidev.net). Criada em 2009 por convocatória do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted), a Rede é composta por instituições de 10 países da região. Profissionais de todas as instituições da Rede formaram o corpo docente da oficina.

Veja aqui a programação completa.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça