Facebook Twitter Imprimir
Teatro, contação de histórias, bate-papo e oficina foram algumas das atividades.

Foto: Peter Iliciev
Nas férias de julho de 2013, o Museu da Vida preparou um dia com muitas atividades bacanas para aproveitar esse momento. No dia 20 de julho, sábado, crianças puderam participar de atividades com os Contadores de Histórias do Museu da Vida, cujas narrativas abordaram o tema meio ambiente e saúde. A atração foi seguida de bate-papo com a terapeuta ocupacional Fernanda Maia, do Programa Saúde e Brincar, do Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz.

Os visitantes participaram de uma oficina de brinquedos com sucatas, conheceram um pouco mais sobre a área de robótica e se divertiram com jogos eletrônicos.

O dia contou com a apresentação de duas peças teatrais. A peça “Aventuras no Castelo”, que foi apresentada às 11h, passeou pelos espaços do Castelo da Fiocruz e narrou episódios da história da ciência. Às 14h, teve apresentação da peça infantil “Aprendiz de Feiticeiro”, de Maria Clara Machado, na Tenda da Ciência do Museu da Vida.

Confira a programação:

Brincar pra ficar bem!

Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida
Faixa etária: livre
Em comemoração às férias escolares, os Contadores de Histórias apresentaram divertidas e emocionantes histórias e poemas que trazem a aventura e a importância das brincadeiras para a nossa saúde. A seguir, o público participou do bate-papo com a terapeuta ocupacional Fernanda Maia, do Programa Saúde e Brincar, do Instituto Fernandes Figueira (IFF) / Fiocruz. O brincar é o principal recurso terapêutico do programa de atenção integral à criança hospitalizada Saúde e Brincar. No programa, crianças, adolescentes e acompanhantes foram convidados a brincar coletivamente com a equipe de profissionais.

Peça “Aventuras no Castelo”

Local: Castelo Mourisco
Faixa etária: livre
Na peça, personagens de contos de fada adentram o Castelo da Fiocruz para narrar episódios da história da ciência, que envolveram a construção do Castelo. O espetáculo, dirigido por Wanda Hamilton, foi inspirado no texto “Um Turista no Castelo”, escrito por Antonio Carlos Soares. Confira mais informações sobre a peça.

Oficina de brinquedos com sucatas

Faixa etária: livre
Na oficina, os visitantes construíram brinquedos com sucatas, como, por exemplo, um robô falante de caixa de leite, um ‘vai e vem’ de garrafas plásticas, um periscópio, um bilboquê ou um avião, entre outros brinquedos.

Robô em ação

Faixa etária: livre
Quem gosta de brincar e gosta de tecnologia, se divertiu ao programar um robô para realizar tarefas diversas, em que o limite foi a imaginação. Os visitantes conheceram um pouco mais sobre a robótica e suas aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento, de pequenas tarefas domésticas até complexos procedimentos médicos.

Jogos educativos eletrônicos

Faixa etária: livre
O público se divertiu com vários jogos eletrônicos.

Peça "Aprendiz de Feiticeiro"

Horário: às 14h
Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida
Público-alvo: de 6 a 10 anos
No espetáculo, muitas confusões acontecem no laboratório do doutor Uranus Octavius Octopus de Almeida, que busca encontrar uma fórmula capaz de acabar com a fome no mundo. A peça infantil, escrita por Maria Clara Machado e dirigida por Letícia Guimarães, fala com humor sobre o mundo das descobertas científicas e busca levar as crianças a refletir sobre questões éticas da atualidade. Confira mais informações sobre a peça.

Correio Científico "Brincando a gente se entende"

Horário: às 10h e às 15h
Faixa etária: a partir de 12 anos

O público recebeu mensagens e e aprendeu mais sobre o brincar e as brincadeiras no Centro de Recepção do Museu, e participou de um bate papo sobre o assunto com outros visitantes nas tendas das oficinas e atividades.