
Atenção! O Borboletário está temporariamente fechado à visitação para melhorias.
O Borboletário é um espaço dedicado ao mundo das borboletas no Museu da Vida Fiocruz. Esta atividade é uma oportunidade para que pessoas de todas as idades conheçam a beleza e a complexidade desses insetos.
Fruto de parceria entre Museu da Vida Fiocruz e Instituto Oswaldo Cruz, o O espaço do Borboletário é cuidadosamente ornamentado com uma variedade de plantas que servem de habitat natural para as borboletas. No momento, ele é habitado por três espécies: a borboleta da couve (Ascia monuste), ponta de laranja (Anteos menippe) e julia (Dryas iulia).
Durante as visitas ao Borboletário do Museu da Vida Fiocruz, os participantes podem contar com a presença de educadores e biólogos que guiarão os visitantes por um tour sobre o ciclo de vida e os comportamentos das borboletas presentes no espaço. A visitação mediada proporciona uma compreensão mais rica das espécies que habitam o Borboletário, respondendo a curiosidades e compartilhando informações sobre sua importância ecológica.

Como visitar o Borboletário Fiocruz?
As visitas ao Borboletário acontece em dias específicos. Na home do site, consulte a programação mensal do Museu da vida Fiocruz para conhecer os dias e horários atualizados de visitação.
Não é necessário fazer agendamento para visitar o Borboletário – exceto no caso de grupos com mais de dez pessoas, que devem agendar a visita ao Museu pelo sistema de agendamente on-line da plataforma Gov.BR.
Dúvidas? Escreva para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Atualização em 10 de julho de 2025, às 17h.