Ir para o conteúdo

Leia o informativo do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica!


Informativo do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida - Ano XVII, n. 244, RJ, 3 de outubro de 2018

 

Neste informe:
1. Que sirva de alerta 
2. Mais próximos da emancipação?
3. Compromisso com a crítica
4. Saindo do forno: publicação sobre comunicação e saúde 
5. Guia completo Sci-Fi
6. Dia especial para crianças no Museu da Vida
7. De olho na programação da Semana Nacional de C&T 2018
8. Chopp comCiência: o papo é sobre vacinação
9. Inscrições para mestrado e doutorado. Corra, candidato, corra! 
10. Chamada de artigos sobre divulgação científica
11. Conferência sobre comunicação e meio ambiente recebe trabalhos

1. Que sirva de alerta – O trágico incêndio no Museu Nacional (Rio de Janeiro) no início de setembro, que destruiu uma coleção de 20 milhões de objetos de valor histórico inestimável, repercutiu em todo o mundo, chamando atenção para a grave crise em que a ciência brasileira está imersa. Após ampla cobertura jornalística, o incidente ganha agora destaque nas páginas da Science, um dos mais prestigiosos periódicos científicos. A edição de 28 de setembro da revista abre com editorial intitulado “Crise no Brasil” (https://bit.ly/2zLLi92), apontando o incêndio como um lembrete trágico sobre o quão importante é investir em instituições que preservam e promovem a ciência e a cultura. No texto, Beatriz Barbuy, pesquisadora do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, lamenta a saída do Brasil do Observatório Europeu do Sul (ESO) e toda a negligência com que a ciência do país tem sido tratada. Barbuy vê a eleição do próximo domingo como uma chance para o Brasil restabelecer seu compromisso com o setor. Na mesma edição da Science, carta assinada por pesquisadores do Museu Nacional e de instituições parceiras dos Estados Unidos contextualiza a tragédia e faz um apelo para o investimento na segurança e na preservação dos nossos museus e coleções para o benefício da ciência e da sociedade em todo o mundo. O texto, em inglês, está parcialmente disponível em: <http://science.sciencemag.org/content/361/6409/1322.2>. 

2. Mais próximos da emancipação? – Desde os anos 1990, os estudos acadêmicos sobre divulgação científica vêm aumentando consideravelmente de número. Esse crescimento, acompanhado de outros sinais de amadurecimento do campo – como a existência de periódicos e eventos próprios –, tem levado alguns pesquisadores a se questionarem se a divulgação científica está, finalmente, se tornando uma disciplina autônoma. Estudo bibliométrico publicado em setembro na Journal of Science Communication por Adrian Rauchfleisch e Mike S. Schäfer sugere que estamos, aos poucos, chegando lá. Com base na análise de cocitações da literatura acadêmica sobre divulgação científica publicada entre 1996 e 2015 – usando a base de dados Scopus –, os autores identificaram um campo bastante diverso e dinâmico em termos de comunidades de referência. Se no início as citações mais recorrentes vinham da sociologia da ciência, aos poucos as referências a outras comunidades acadêmicas se tornaram mais comuns, sobretudo às com enfoque em estudos de comunicação e mídia, que hoje dominam de certa forma a literatura da divulgação científica. Nessa linha, alguns temas como a disseminação da ciência na mídia, debates científicos e o papel do jornalismo e a virada “do déficit ao diálogo” ganham destaque. A íntegra do artigo, em inglês, está disponível em: <https://jcom.sissa.it/archive/17/03/JCOM_1703_2018_A07>.

3. Compromisso com a crítica – O jornalismo de ciência é acusado muitas vezes de dar colher de chá aos cientistas e de se encantar demais com as novidades por eles divulgadas. Para os defensores de um jornalismo mais crítico e reflexivo, a cobertura de ciência deveria ser menos deslumbrada e mais questionadora, na linha da cobertura de política. É o que pensam os divulgadores à frente do blog Political science (Ciência política), sediado no site do jornal britânico The Guardian. Lançado em 2013, o blog vem cobrindo um amplo leque de assuntos relacionados à política de ciência, tecnologia e inovação, sobretudo nos Estados Unidos e Reino Unido, mas também em outros países, sempre em tom provocativo. Em postagem publicada no início de setembro, seus autores anunciaram estar de mudança para o *Research, portal de internet (parcialmente fechado) voltado à comunidade acadêmica que reúne notícias do mundo da pesquisa e da política científica, além de divulgar oportunidades de recursos e financiamentos para o setor. No texto de despedida (https://bit.ly/2DLr8zU), James Wilsdon, Jack Stilgoe e Kieron Flanagan, três dos que assinam o blog, reafirmam seus princípios e prometem novas colaborações, além do acesso livre a todos os 430 textos produzidos no âmbito do The Guardian, que podem ser acessados em: <https://www.theguardian.com/science/political-science>.  

4. Saindo do forno: publicação sobre comunicação e saúde – A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, publicação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo, acaba de lançar um número temático sobre comunicação e saúde. A edição especial fomenta e amplia o debate sobre o tema, com a contribuição de pesquisadores de diferentes instituições do país. Os 15 artigos que compõem a publicação apresentam diferentes abordagens teóricas e metodológicas, com destaque para a análise do jornalismo impresso. Dois estudos, por exemplo, abordam a produção de notícias sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em jornais regionais. Outros artigos exploram questões específicas, tal como a investigação sobre a dengue na mídia impressa, com análise de notícias de jornais e revistas de grande circulação nacional e de importância local. Um estudo metodológico com proposta de um protocolo de coleta e classificação de dados para a pesquisa sobre a diabetes mellitus enriquece a proposta. A edição inclui, ainda, o relato de experiência sobre a implementação das redes sociais do PenseSUS – espaço online lançado em 2014 que reúne conteúdos sobre o SUS –, no qual as autoras destacam a complexidade de estimular o fortalecimento e a reflexão sobre saúde pública na internet. A publicação temática vale a leitura. Todos os artigos estão disponíveis em: <http://periodicos.ufes.br/RBPS/issue/view/918>. 

5. Guia completo Sci-Fi – Aqui vai uma boa notícia para fãs e estudiosos da ficção científica. Está disponível agora online e de forma totalmente gratuita a terceira edição da Enciclopédia de Ficção Científica, um guia robusto e crítico sobre o tema, em todos os seus formatos – literatura, filme, TV, jogos, quadrinhos, entre outros. Há vários itens e opções de busca para facilitar a vida de quem procura informações sobre o tema. Para quem pesquisa o campo, o item voltado a publicações traz uma lista impressionante de escritos de e sobre ficção científica, incluindo, em “Academic Journal”, um breve histórico do interesse acadêmico pelo assunto. Há também dados sobre a ficção científica brasileira desde o século 19, compartilhados por Bráulio Tavares e Roberto de Sousa Causo, ambos autores brasileiros do gênero. Vale navegar e conferir a enciclopédia online, com conteúdo em inglês, em <http://www.sf-encyclopedia.com>, e também ler o texto que o jornal digital Nexo produziu sobre a iniciativa, em <https://bit.ly/2QosqlM>.

6. Dia especial para as crianças no Museu da Vida – Outubro é o mês das crianças e o Museu da Vida vai comemorar com uma programação especial para os pequenos no sábado, dia 13. Traga a criançada para assistir a peças teatrais infantis – “O problemão da banda infinita” e “Curumim quer música” –, e participar de oficina de geleca, sessões com contadores de histórias, atividades circenses, jogos e de uma roda de conversa sobre vacinas – tudo pensado para o público infantil. As atividades regulares do Museu ocorrerão normalmente. Mas fique atento: o Museu não abrirá para visitação no feriado do dia 12 de outubro. O Museu da Vida fica no campus de Manguinhos da Fiocruz, na Av. Brasil, 4.365, Rio de Janeiro. A visitação é gratuita e ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 16:30h e, aos sábados, das 10h às 16h. Confira a programação especial do Dia das Crianças (13 de outubro) em: <https://bit.ly/2Qq166X>. Acesse a programação completa do mês de outubro em: <https://bit.ly/2DQFEq3>. 

7. De olho na programação da Semana Nacional de C&T 2018 – De 15 a 21 de outubro, ocorre em todo Brasil a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema “Ciência para a Redução da Desigualdade”. Desde 2004, sempre em outubro, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas e órgãos governamentais, entre outras instituições, promovem atividades de divulgação científica, no intuito de aproximar ciência e sociedade. No site oficial do evento, é possível fazer o cadastro das atividades que serão oferecidas e também consultar a programação por estado e município <https://bit.ly/2xZ2jxf>. No Rio de Janeiro, o campus de Manguinhos da Fiocruz vai concentrar oficinas, experimentos, jogos, apresentações teatrais, exposições, rodas de conversa e muito mais, de 16 a 20 de outubro. Para conferir a programação da Fiocruz (tanto a da unidade carioca quanto a de outros estados), acesse o link: <https://bit.ly/2DiBxmt>. Se sua instituição também vai oferecer atividades, não deixe de cadastrá-las no site do evento: <http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/semana/login.html>!

8. Chopp comCiência: o papo é sobre vacinação – Depois de dois surtos de sarampo registrados no Brasil em 2018 – no Amazonas e em Rondônia –, além de casos noticiados no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia, precisamos, mais do que nunca, falar sobre vacinação! E por que não bater um papo numa mesa de bar? A próxima edição do evento Chopp comCiência no Rio de Janeiro será realizada em 17 de outubro, de 19h às 21h, no bar Cortiço Carioca, no bairro boêmio da Lapa. Para levantar esse debate, a médica Maria de Lourdes de Sousa Maia, de Bio-Manguinhos (Fiocruz), vai levar informações sobre o surgimento da vacina e como a América Latina conseguiu eliminar doenças com esse recurso. Outra convidada, Tânia Petraglia, vice-presidente regional da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), irá falar sobre a importância da vacinação em grupos de risco. Todos são convidados a opinar e contribuir com o bate-papo. Embora o tema seja de suma importância, a ideia é que a troca de ideias seja num tom descontraído. A entrada é gratuita; só se paga a consumação. O Cortiço Carioca fica na rua Joaquim Silva, 105, Lapa, Rio de Janeiro. Mais informações em: <https://www.facebook.com/choppcomciencia/>.

9. Inscrições para mestrado e doutorado. Corra, candidato, corra! – Foi prorrogado o prazo de inscrição do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (PPGICS/Icict), da Fiocruz. O programa visa formar pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino no campo da informação e comunicação em saúde. Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico na plataforma SIGA (<www.sigass.fiocruz.br>) até 4 de outubro e enviar a documentação exigida até 5 de outubro para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>. Serão oferecidas 12 vagas. Mais detalhes nos links: <https://bit.ly/2QmkPEv> e <https://bit.ly/2zM5d7S>. Para os interessados em história das ciências, as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC), também da Fiocruz, já estão abertas. História das ciências biomédicas, História da medicina e das doenças e História das políticas, instituições e profissões em saúde são as linhas de pesquisa do programa. A inscrição pela internet e a entrega da documentação na secretaria do curso devem ser feitas até 14 de novembro. Candidatos residentes fora da Região Metropolitana do Rio podem enviar a documentação via SEDEX. São oferecidas 18 vagas para mestrado e 15 para doutorado. A taxa de inscrição é de R$ 70,00, mas é possível solicitar isenção. Mais informações em: <https://bit.ly/2O05PPG>.

10. Chamada de artigos sobre divulgação científica – A revista Perspectivas de la Comunicación, da Universidad de la Frontera (Chile), está recebendo artigos até 14 de dezembro para sua edição temática sobre comunicação pública da ciência. Para esse volume, que será publicado no segundo semestre de 2019, serão aceitos trabalhos de investigação que se dediquem a qualquer aspecto relativo à divulgação científica no âmbito Ibero-americano, mas são especialmente bem-vindos trabalhos que analisem a relação da ciência e das pseudociências nos meios de comunicação. Algumas abordagens sugeridas são: estudos de audiências sobre a percepção social da ciência; políticas públicas destinadas à promoção da cultura científica; novas estratégias discursivas e tecnologias aplicadas à produção e divulgação de conteúdos científicos; aspectos éticos e socioeconômicos da relação entre ciência, tecnologia e sociedade; e análises do discurso científico e pseudocientífico nos meios de comunicação. Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação por pares. Para conferir as regras relativas ao formato do artigo, acesse: <http://revistas.ufro.cl/index.php/perspectivas/about/submissions>. Para mais detalhes sobre a edição temática, veja: <http://revistas.ufro.cl/index.php/perspectivas/announcement/view/16>. 

11. Conferência sobre comunicação e meio ambiente recebe trabalhos – Se você se interessa pela divulgação de questões e desafios ambientais e a relação do homem com a natureza, a Conferência sobre Comunicação e Meio Ambiente (COCE, na sigla em inglês) está recebendo propostas de trabalho até 15 de novembro. A 15ª edição do evento bianual será realizada de 17 a 21 de junho de 2019 na University of British Columbia, em Vancouver (Canadá) com o tema “Waterlines: Confluence and Hope through Environmental Communication”. A conferência reunirá pesquisadores, artistas, estudantes e profissionais interessados em compartilhar pesquisas, boas práticas, experiências e histórias, com o objetivo de promover uma comunicação ambiental mais eficaz, inspiradora, ética e otimista. Trabalhos acadêmicos, reflexões práticas, obras de arte, painéis, pôsteres e workshops podem ser submetidos. Os organizadores estimulam que os trabalhos propostos se relacionem com o tema da conferência, mas outros tópicos ambientais podem ser submetidos, com especial interesse por pontos de vista e perspectivas indígenas. A partir de 15 de janeiro os interessados poderão se registrar no evento, com taxas de 50,00 a 420,00 dólares, dependendo da categoria e data da inscrição. Membros da Associação Internacional de Comunicação Ambiental podem optar por apresentar seus trabalhos por método virtual, ainda a ser definido, com taxa de inscrição de 100 dólares. Os trabalhos devem ser submetidos, em inglês, pelo site do evento. Confira o edital em: <https://theieca.org/conference/coce-2019-vancouver>.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ciência & Sociedade é o informativo eletrônico do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Editores de Ciência & Sociedade: Marina Ramalho e Carla Almeida. Redatores: Luís Amorim e Rosicler Neves. Projeto gráfico: Luis Cláudio Calvert. Informações, sugestões, comentários, críticas etc. são bem-vindos pelo endereço eletrônico <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>. Se você não quer mais receber Ciência & Sociedade, envie um e-mail para <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça