Ir para o conteúdo

Ele tem equipamentos e atividades de um museu interativo de ciências. E também tem rodas para levar essas atrações até os visitantes de diferentes cidades. Estamos falando do Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas, que estará em Macaé (RJ) na próxima semana. De 28 de novembro a 1º de dezembro, quarta a sábado, o caminhão da ciência do Museu da Vida ficará na Cidade Universitária com uma intensa programação, de curiosidades astronômicas a observação de seres microscópicos, além de muitas outras atividades, todas gratuitas. 

O Ciência Móvel promete aguçar a curiosidade dos visitantes de Macaé e não deixar ninguém parado. As atrações serão divididas em quatro módulos. O módulo "Viagens cósmicas" consiste em um planetário digital inflável, com sessões de 30 minutos que abordam assuntos como as estações do ano, constelações e planetas. Bancadas com microscópios e lupas para investigação de microrganismos, larvas e insetos variados formam o módulo "Água é vida", que traz, ainda, jogos – em um deles, os visitantes se transformam em biodetetives! 

A diversão continua no módulo “Na onda da transformação”, que conta com diferentes aparatos – como a pilha humana e a cadeira giratória – para abordar o tema da energia. Para completar, modelos de diferentes partes do corpo humano compõem o módulo “Por dentro do nós”, que desvenda os fenômenos envolvidos na visão e na audição, além de incentivar debates sobre saúde e sexualidade – importante lembrar que 1º de dezembro, último dia da visita do Ciência Móvel a Macaé, é Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Sobre o Ciência Móvel

O Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio de empresas, por meio da Lei Rouanet. 

Entre as empresas parceiras do Ciência Móvel, está a Halliburton, uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos e serviços para o setor de energia. Fundada em 1919, está presente em mais de 80 países e conta com 60 mil funcionários. Atua de modo a maximizar valor ao longo de todo o ciclo de vida dos reservatórios de petróleo, desde localizar hidrocarbonetos e gerenciar dados geológicos até construir poços e otimizar a produção, com o princípio de conduzir operações de forma segura e ambientalmente responsável. 

Assim como a Halliburton, também são parceiras do Ciência Móvel Sanofi, EDF Norte Fluminense e Dow.

Quer saber como foram as atividades do Ciência Móvel em outras cidades já visitadas em 2018? Confira nos nossos álbuns de fotos!

SERVIÇO
Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Cidade Universitária de Macaé 
Endereço: rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros (Macaé/RJ)
Dias/horários:
28 de novembro (quarta) – das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30
29 de novembro (quinta) – das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30
30 de novembro (sexta) – das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30
1º de dezembro (sábado) – das 8h30 às 12h 
Assessoria de comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça