Vacinação, atividades culturais e muita diversão marcaram a edição de 2018 do Fiocruz Pra Você, a festa da vacinação realizada anualmente na Fiocruz. Crianças foram vacinadas nos campi de Manguinhos e Farmanguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, e no Palácio Itaboraí, em Petrópolis. Na 25ª edição, foram oferecidas gratuitamente vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a de poliomielite. Além disso, foram realizadas diversas ações de conscientização sobre temas atuais, disseminação de conhecimento da área da saúde, além de atividades culturais, artísticas e de promoção à saúde. O Museu da Vida participou oferecendo atividades no Borboletário, Castelo Mourisco, Epidauro, Parque da Ciência e exposição SaudávelMente, bem como outras surpresas!

O evento integra as ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que ocorre de 6 a 31 de agosto. Em relação ao sarampo, as crianças receberam uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. Em Manguinhos, havia três postos de vacinação: na Praça Pasteur/Pavilhão do Relógio, na Biblioteca de Manguinhos e na Clínica Victor Valla, todos com acesso para portadores de necessidades especiais.

No atual cenário brasileiro, a importância da campanha de vacinação deste ano pode ser ressaltada diante dos cerca de 1.030 casos de sarampo registrados no país até o dia 1º de agosto, conforme dados do Ministério da Saúde. Para a poliomielite, causadora da paralisia infantil, há cerca de 312 cidades brasileiras com riscos de surto da doença.

"Mamaço" e atividades culturais integraram a programação

No campus Manguinhos, houve um ‘mamaço’, organizado pela Rede de Bancos de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira (rBLH/IFF/Fiocruz). Em uma tenda em frente ao Castelo Mourisco, cerca de 50 mães compareceram e alimentaram seus filhos em público, buscando conscientizar a população de que amamentar é um direito da mãe.

A criançada pôde se divertir com as várias atividades culturais e lúdicas, tais como apresentação do Ballet de Manguinhos, grupo Batuca Oswaldo, dinâmica teatral, oficina de desenho, pintura facial, pula-pula, oficina de pipas, brincadeiras de criança, visita ao Borboletário, laboratório culinário, exposições, visita ao Castelo Mourisco, passeio de trenzinho, ônibus da ciência, além da participação do Zé Gotinha.

Vacinação também ocorreu em Farmanguinhos

Na unidade em Farmanguinhos, localizada em Jacarepaguá, foram vacinados adultos e crianças da região da Cidade de Deus. Além da imunização, o instituto abriu suas portas para a população local, oferecendo serviços de saúde, sociais e entretenimento.

Dentre as atividades de saúde, havia aferição de pressão arterial, glicemia, medida antropométrica, escovação de dentes e aplicação de flúor, além de oficinas e atividades voltadas para educação em saúde. Foram realizados também atendimentos sociais, tais como cadastramento de moradores no programa Bolsa Família, emissão de documentos (1ª e 2ª vias), agendamento para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência social, e atendimento jurídico.

Crianças e adultos puderam ainda participar das atividades culturais, por meio de oficinas de artes plásticas, educação socioambiental, cultivo de plantas, incentivo à leitura e contação de histórias.

Atualizado em 18/8/2018