Paracambi, situado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), será o primeiro município visitado pelo Ciência Móvel em 2019. O caminhão do Museu da Vida chegará à cidade na próxima quarta-feira, dia 20 de fevereiro, recheado de atrações. Até sábado, 23 de fevereiro, os visitantes do museu itinerante poderão participar de dezenas de atividades que combinam ciência, saúde, arte e diversão!

Entre as atrações, estão confirmados o Girotec – um equipamento que funciona como uma espécie de pião, girando em todas as direções e exercitando o equilíbrio do corpo humano – e o Planetário – uma experiência que promete transformar o modo como o visitante olha para o céu. Vale lembrar que o Planetário do Ciência Móvel recebeu, no final do ano passado, o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira.

Além da astronomia, vários outros temas estão presentes no museu itinerante. No módulo “Água é vida”, conhecimento e diversão estão garantidos com microscópios e lupas para a investigação de microrganismos, larvas e insetos variados. É para todo mundo colocar a mão na massa e se encantar com o universo da ciência. Da mesma forma, ninguém vai ficar parado no módulo “Na onda da transformação”. Com bicicleta geradora, pilha humana e casa maquete, aqui o visitante vai desvendar fenômenos relacionados à energia.

E ainda não acabou: o museu itinerante também leva jogos, exposições, modelos de partes do corpo humano e cine-ciência. Sim! Após a montagem dos equipamentos, o caminhão do Ciência Móvel vira uma sala para vídeos e oficinas. Mediadores estarão a postos para auxiliar os visitantes em todas as atividades oferecidas.

Sobre Paracambi

Distante cerca de 80 Km da capital do Estado, Paracambi tem em torno de 52 mil habitantes e conta com 37 escolas, sendo 22 municipais, cinco estaduais, uma federal e nove particulares. Esta será a segunda vez que o Ciência Móvel visita o município. A primeira viagem do caminhão do Museu da Vida a Paracambi aconteceu há mais de uma década, em outubro de 2008.

Sobre o Ciência Móvel

Espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência, o Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da Sanofi, EDF Norte Fluminense, Dow e Halliburton, por meio da Lei Rouanet.

Em 2018, o Ciência Móvel visitou 14 cidades da Região Sudeste, recebendo mais de 62 mil visitantes. Quer saber como foram as atividades do museu itinerante no ano passado? Confira nos nossos álbuns de fotos!

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Fábrica do Conhecimento
Endereço: Rua Plínio Soares, s/n, Paracambi/RJ
Dias/horários:
20, 21 e 22 de fevereiro – das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
23 de fevereiro – das 9h30 às 12h30
Informações:
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paracambi: Rafael Guimarães – (21) 97659-2332
Assessoria de comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 14/2/2019.