Estão abertas até 6 de maio as inscrições para o concurso de desenhos que escolherá a identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019, cujo tema é "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável". Podem participar desenhos feitos por alunos do ensino fundamental, ensino médio e ensino profissionalizante de escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os desenhos inscritos, dez serão selecionados e irão à votação popular na internet para a escolha do vencedor. Com o objetivo de estimular a criatividade, a difusão e a divulgação da ciência, o concurso é organizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). As inscrições devem ser feitas através do site http://snct.museu.cp.ufmg.br/, onde o edital do concurso e outras informações estão disponíveis.

Se você ainda não conhece a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, um tradicional evento anual, que promove debates relevantes para a sociedade, esta é uma boa oportunidade. O encontro será de 14 a 16 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Nesta edição, cientistas brasileiros e estrangeiros discutirão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas. A proposta é debater a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, trazendo para reflexão a situação do Brasil quanto aos Objetivos. Os temas das mesas dialogam com objetivos específicos, como o de número 4 (Educação de qualidade) e o de número 6 (Água limpa e saneamento). Confira a programação completa neste link e inscreva-se por este endereço.

Perto do aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional inaugura, no dia 24 de abril, a exposição "Rios do Rio". Entre 25 de abril e 16 de junho, a mostra pretende trazer à tona a relação das pessoas da cidade do Rio com os 267 rios que cortam a região por meio da arte contemporânea e de obras históricas em um diálogo inédito. Por exemplo, estão presentes pinturas como a do Largo do Depósito, realizada por Almiro Reis em 1901; além de obras originais dos pintores Jean-Baptiste Debret e Johann Rugendas. Os horários de visitação são de terça a sexta, das 10h às 17h30, e aos fins de semana e feriados, das 13h às 17h. Aos domingos a entrada é gratuita. A entrada custa R$ 10 reais a inteira e R$ 5 a meia. Haverá, também, a inauguração com entrada gratuita no dia 24 de abril, às 18h. Mais informações pelo site do Museu.

Publicado em 18/4/2019