Na próxima quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ciência Móvel do Museu da Vida estará de portas abertas no município de Lagoa Dourada, em Minas Gerais. O museu itinerante ficará instalado até sábado, 8 de junho, na Quadra Poliesportiva do Parque de Exposições da cidade. Em uma semana em que as atenções estarão especialmente voltadas à preservação ambiental, é claro que nosso caminhão viajará com atividades sobre o tema. Destaque para o módulo "Água é Vida", onde os visitantes serão convidados a experimentar e discutir sobre a importância da preservação e dos cuidados em relação aos recursos hídricos - um patrimônio vital para as atuais e futuras gerações. Esse módulo é formado por bancada de microscópios, de insetos e, ainda, jogos educativos. Em um deles, o visitante se transforma em um detetive, ou melhor, em um biodetetive, para insvestigar as causas e consequências de desastres ambientais, refletindo sobre as medidas necessárias para que eles não voltem a acontecer.

Outro destaque é o módulo "Evolução", com réplicas de tartaruga, lagarto e pássaro para brincar, tirar foto e, também, conhecer o trabalho de Charles Darwin, um cientista inglês que viveu no século XIX e formulou uma imporante teoria que explica como as diferentes espécies animais se desenvolveram ao longo do tempo. Energia, universo e corpo humano são os temas dos outros módulos que viajam com nosso caminhão. Para alegria ser completa, também estão confirmados o cine-ciência, com exibição de curtas-metragens e debate; o planetário digital inflável, com sessões sobre estrelas, planetas e curiosidades astronômicas; e o girotec, um grande "pião" que gira o visitante em todas as direções - desafiamos você a manter o equilíbrio! Gratuito.

Sobre o Ciência Móvel

Espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência, o Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da SanofiEDF Norte FluminenseDow e Halliburton, por meio da Lei Rouanet.

Em 2019, o Ciência Móvel já esteve em cinco municípios mineiros (Capitão Andrande, Nova União, Perdigão, Nova Serrana e Uberaba), além de Paracambi, no Estado do Rio de Janeiro. Em 2018, o Ciência Móvel visitou 14 cidades da Região Sudeste, recebendo mais de 62 mil visitantes. Quer saber como foram as atividades do museu itinerante no ano passado? Confira nos nossos álbuns de fotos!

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Quadra Poliesportiva do Parque de Exposições de Lagoa Dourada (MG)
Endereço: Rua Ernesto Queiroz, s/n, Centro - Lagoa Dourada/MG
Dias/horários:
5 de junho, quarta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
6 de junho, quinta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
7 de junho, sexta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
8 de junho, sábado: das 9h às 12h
Comunicação da Prefeitura de Lagoa Dourada: (32) 99995-9928 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 30/5/2019.