O 7º encontro dos "Universitárixs Faveladxs - Quais caminhos levam a universidade para a favela e a favela para a universidade?" acontecerá no dia 17 de agosto (sábado), no Espaço Casa Viva, situado em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A iniciativa, que surge da articulação entre organizações das favelas de Maré e Manguinhos, a Fiocruz e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem promovido encontros mensais desde dezembro de 2018 para ampliar o debate sobre a ciência como instrumento para redução das desigualdades — tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia daquele ano.

Em sua sétima edição, o grupo terá como principal ponto de pauta a transformação das rodas de conversa em formato de fórum permanente. Para tanto, está prevista a organização de uma comissão especial para estudar e propor as novas diretrizes ao grupo. Os encontros são abertos à participação de todos os interessados e reúnem estudantes e egressos de instituições de ensino superior e pré-vestibulares moradores de favelas.

Atualmente, grupos de trabalho (GT) encaminham propostas que surgem nos encontros. São eles: o GT de Pesquisa, que possui a incumbência de mapear a trajetória dos estudantes egressos e suas produções científicas; o GT de Saúde Mental, centrado na análise dos impactos psicológicos e sociais das experiências vividas pelos estudantes na universidade; o GT de Participação Social, com foco no fortalecimento de espaços de memória e identidade; e o GT de Comunicação, com o objetivo de desenvolver estratégias de comunicação interna e a divulgação dos encontros.

Até o momento o Museu da Maré, o Espaço Casa Viva (Manguinhos), a Faculdade de Letras da UFRJ e a Fiocruz sediaram os encontros. Pela Fundação, participam a Coordenação de Cooperação Social da Presidência, o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e representações da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).

Serviço:
7º Universitárixs Faveladxs - Quais caminhos levam a universidade para a favela e a favela para a universidade?
Data: 17/8 (sábado)
Local: Espaço Casa Viva
Endereço: Rua Capitão Bragança, 142 - Manguinhos

Texto de Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)