Na próxima segunda-feira (18/03), o curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência dará início às atividades de 2019 com a mesa-redonda gratuita "Diversidade cultural e divulgação científica". O evento recebe a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Katemari Diogo da Rosa, que apresentará o tema "Ciência de quem e para quem, afinal?", e Carlos Eduardo Dias Machado, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que falará sobre "Ciência africana para a descolonização do saber".

"Vou focar em questões para refletirmos: para quem você está querendo divulgar ciência e quem são essas pessoas? Em um país em que mais da metade da população não concluiu o ensino médio e menos de 10% tem formação no ensino superior, quem tem o direito a consumir (e produzir) ciência? Nesse contexto de exclusão da produção científica e de educação científica formal, que ciência devemos divulgar e para quem?", questiona a educadora científica Katemari Rosa.

Para Carlos Eduardo Dias, "é impossível saber realmente história da ciência sem também aprender sobre o legado dos inventores de origem africana". "Minha palestra propõe promover o conhecimento da produção tecnológica dos povos africanos e descendentes na América que por séculos foi ocultada. A base científica, tecnológica e inovadora que mulheres e homens de origem africana legaram e têm dado à humanidade ao longo da história", acrescenta.

O evento será realizado às 13h30, na Tenda da Ciência, localizada no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365). O encontro é aberto ao público e não é necessário se inscrever previamente. Promovido pelo Museu da Vida da COC, Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência tem por objetivo oferecer formação profissional e acadêmica nesse campo de atuação e é destinado a jornalistas, museólogos, cientistas e profissionais com atuação na área.

Publicado em 14/3/2019