(Crédito da imagem: Rio com crianças)

Entrar num nariz gigante, modelar minicérebros, ver corações de tamanhos diferentes, saber o local exato dos rins, fígado e intestino... Isso tudo é, literalmente, uma "Aventura pelo corpo humano", nome da exposição do Museu da Vida que está em cartaz no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, até 10 de novembro. Quem aí não tem curiosidade de saber detalhes sobre o corpo humano?! Pois é, não importa se você é criança, adulto ou idoso, essa mostra vai empolgar todos os seus órgãos.

Por meio de atividades e oficinas, a exposição aborda os sistemas digestivo, circulatório, nervoso, esquelético, muscular e outros que nos compõem. Na "Boneca russa humana", por exemplo, a criançada se diverte! É possível observar, a partir de desenhos, a complexidade dos sistemas nervoso e esquelético. Tudo fica ainda mais intrigante porque a boneca tem o tamanho de uma criança, sendo que cada sistema está representado numa camada. Para descobrir cada uma, é necessário virar as "páginas" da boneca. A primeira ilustra o sistema tegumentar, formado por pelos, cabelo, pele, unhas e outras partes do revestimento externo do corpo. Inclusive, fica a dica: o maior órgão está dentro desse grupo! Acertou quem pensou na pele!

Se você curte um quebra-cabeça, não pode perder a oficina "Quebra-cabeça 3D dos órgãos". Em formato de mesa, um corpo humano desenhado conta com modelos de órgãos tridimensionais em seu interior. A ideia é conseguir acertar a localização exata de cada um dentro do tórax e abdômen. O coração talvez seja o mais fácil de encaixar, mas onde será que entra o baço e a vesícula biliar? Eita, que dúvida!

A mostra é pensada para pequenos de cinco a sete anos, mas a gente garante: a diversão é para toda a família! Por isso, não perca a temporada em Petrópolis! A montagem por lá contou com o apoio do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos da Fiocruz, que forneceu fotos, vídeos e outros materiais de órgãos reais que inspiraram a produção de novos modelos de corações e cérebros para a exposição.

"Ao recebermos a exposição itinerante "Aventura pelo Corpo Humano", esperamos ampliar e fortalecer a missão da instituição com relação à promoção, popularização e divulgação científicas de forma inovadora", afirma Maricléa Soares, do Departamento Regional Rio do Sesc Rio de Janeiro.

Sobre o Sesc RJ

Considerando as modalidades de ciências e humanidades, o Sesc RJ, por meio da Gerência de Educação, Arte Ciência & Tecnologia, buscar ofererecer práticas transdisciplinares que possam promover e incentivar a reflexão e a difusão do conhecimento científico, com intuito de contribuir para um diálogo produtivo e criativo, além de ampliar as oportunidades de vivências e experiências no campo da educação em ciências.

Exposição "Aventura pelo corpo humano"
Local: Sesc Quitandinha, em Petrópolis
Endereço: Avenida Joaquim Rolla, 2 - Quitandinha, Petrópolis