Ir para o conteúdo

Por Paula Bonatto, educadora e servidora pública do Museu da Vida

Coronavírus, bacteriófagos, carne, leite, consciência, marte, teoria das cordas, sistema imunológico... Estes são alguns dos temas explorados artisticamente pelo site alemão “Kurzgesagt - in a nut shell”, título que pode ser traduzido como “Em síntese - dentro de uma casca de noz”.

O canal no YouTube disponibiliza bonitas animações, explicando as coisas a partir de visões científicas e filosóficas. É realizado por uma equipe que vê a ciência, o mundo e os sentimentos como variáveis lindas. Eles fazem um vídeo de animação por mês usando os programas After Effects e Illustrator. Podem ser seguidos no YouTube, Twitter e Facebook, onde avisam sobre novos lançamentos. 

 

A equipe explica como a iniciativa começou: há cerca de cinco anos, um grupo de jovens que terminava a faculdade começou a fazer vídeos no YouTube. Estavam muito animados para fazer coisas incríveis e conseguiram. Com uma linguagem para público infanto-juvenil, falam de assuntos muito sérios de maneira simples, artística e com aquela pegada da cultura alemã, com séculos de filosofia associada à ciência.

Além disso, eles conseguem, também, ampliar a visão do que hoje é a ciência para além da visão tradicional de ensaios em laboratórios. O resultado é uma coleção de vídeos que vale a pena assistir e, para além de aprender, você vai se emocionar com a família reunida em tempos de quarentena. As reflexões e as boas conversas vão voar pelo espaço diante da inspiração que os vídeos trazem.

Os vídeos são narrados em inglês e as legendas estão disponíveis, porém em letras pequenas. Vale aumentar o tamanho da tela! Para acionar a legenda, caso ela não entre de forma automática, basta clicar no botão "Legendas/legendas ocultas" dentro do vídeo. As representações de microrganismos, por exemplo, buscam a fidelidade científica, mas, às vezes, os seres minúsculos aparecem com feições humanas, o que pode causar certa confusão diante das licenças artísticas e poéticas. 

Para as crianças, o visual vai chamar muita atenção, mas há temas tratados em profundidade que exigem uma atenção de gente grande. Então, "taí" um bom motivo para trocar ideias! O importante é aproveitar a rara oportunidade para curtir e aprender com ciência e arte. Aqui estão dois temas: Sobre o Coronavírus e Sobre a Solidão. Para ver mais basta clicar aqui.

 

Publicado em 30 de março de 2020.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça