Ir para o conteúdo

Por equipe do Prêmio Altmetric

Há pouca dúvida de que estamos vivendo em tempos históricos. Mas o que os dados do Facebook, de blogs e de manchetes de notícia sobre a pesquisa relacionada à Covid-19 nos dizem? É isso o que os pesquisadores Fábio Gouveia e Elaine Rabello, vencedores do Prêmio Altmetric de Pesquisa 2020 (Altmetric Research Award, em inglês), esperam descobrir.
 
Fabio Castro Gouveia, pesquisador do Núcleo de Estudos de Público e de Avaliação em Museus do Museu da Vida, é especialista em cientometria e altmetria. Já Elaine Rabello é pesquisadora no Instituto de Medicina Social (Uerj) e na Universidade de Wageningen, na Holanda. A altmetria é uma área da ciência que se preocupa com os resultados de pesquisas, disponíveis em artigos científicos, e como eles são apresentados em plataformas on-line.
 
Com o financiamento da Altmetric, eles esperam entender a evolução de alguns assuntos relacionados à pesquisa sobre Covid-19 durante os primeiros seis meses da pandemia. Eles vão mapear títulos de notícias, blogs e páginas no Facebook, sendo capazes de distinguir possíveis diferenças na divulgação científica entre essas fontes altmétricas.
 
O Prêmio Altmetric de Pesquisa foi lançado em 2016 para apoiar a pesquisa altmétrica inovadora em todo o mundo. Fabio e Elaine estão agora entre uma coorte internacional de vencedores de prêmios que estudaram tópicos como o impacto da pesquisa em políticas públicas, Wikipedia e WeChat, além de desenvolver altmetrias para professores de artes criativas.
 
Por falar no projeto selecionado, Fabio diz: "Atualmente, o Twitter está sendo dominado por uma disputa narrativa não apenas, mas principalmente, sobre endossos aos tratamentos relativos à Covid-19. Nesse cenário, acreditamos que boas fontes de dados altmétricos podem ser encontradas em blogs, páginas do Facebook e manchetes. O suporte da Altmetric será essencial para entender a evolução dos tópicos discutidos durante a pandemia."
 
Ao entender a dinâmica da ciência e da divulgação científica, Fabio e Elaine esperam que isso possa fornecer insights para melhores práticas em modelos de comunicação com pessoas da Academia e a sociedade. A dupla acredita que a altmetria oferece a oportunidade de aproximar a ciência da sociedade, especialmente em um cenário de pandemia.
 
Os resultados do projeto serão compartilhados em um próximo site dedicado à Covid-19 e Ciências Sociais, além de um pequeno vídeo e divulgação nas redes sociais. Fabio e Elaine planejam publicar o artigo em uma revista de acesso aberto e liberar o código no GitHub.
 
Publicado em 21 de julho de 2020

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça