Ir para o conteúdo

Com o objetivo de resgatar as tradições circenses no imaginário público, o Coletivo Nopok impressiona pelo caráter inovador de suas apresentações. No palco, os artistas combinam as linguagens do circo, do teatro e também da ciência. Entre monociclos e malabares, a ciência equilibrista do grupo propõe desafiar não só a gravidade, mas a imaginação e o sonho do público, mostrando de forma experimental e instigante como estes mundos podem se conectar. Mais que despertar o encantamento pela ciência sob o cortina do picadeiro, o público é convidado a refletir múltiplos saberes aplicados em cada cena. Tudo isso, claro, sem perder a diversão!

A parceria Coletivo Nopok e Ciência Móvel na estrada

Idealizado pelos artistas Daniel Poittevin e Fernando Nicolini, o Coletivo Nopok foi criado em 2007 e tem como objetivo desenvolver formatos próprios de linguagem para a arte circense. O grupo é conhecido pela mistura de narrativas e de habilidades, a proximidade com o espectador e a capacidade de adaptar-se a diferentes espaços. Em viagens pelo Brasil, o Coletivo Nopok realizou várias apresentações dirigidas especialmente para estudantes e professores visitantes do Ciência Móvel em diversos municípios do interior do país.

O Museu da Vida Itinerante visa contribuir para o fortalecimento da educação em ciências e a inclusão sociocultural. Uma marca registrada do programa, o caminhão do Ciência Móvel leva em seu interior aparatos experimentais, modelos anatômicos e outros materiais próprios para a realização de atividades de divulgação científica. Esta é uma iniciativa do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura), que conta atualmente com o patrocínio das empresas IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco.

Em 2020, o Ciência Móvel e o Coletivo Nopok propõem percorrer juntos uma nova estrada com ações voltadas para o público internauta, com a Websérie Rir Faz Bem, contendo cenas do espetáculo que viaja pelas estradas do Brasil.

O primeiro episódio, “A Maior Invenção do Mundo”, inaugura o espetáculo on-line, convidando todos a embarcar nas trilhas da arte e da ciência.

Assista o vídeo do primeiro episódio na playlist do YouTube, “Rir Faz Bem”. 

Ficha técnica do espetáculo

Concepção e Criação
Coletivo Nopok
Fernando Baptista Nicolini
Ernesto Poittevin

Direção
Fabio Freitas

Imagens e Edição de Vídeo
Omar Garcia

Roteiro
Ernesto Poittevin
Fernando Nicolini
Omar Garcia
Sonoplastia
Omar Garcia

Músicas

Balkanica, Puerto Candelaria
Toi Toi Toi, Jean Kluger
Iluminação
Fernando Nicolini
Ernesto Poittevin
Omar Garcia
Eduardo Alves de Souza

Técnico de Som
André Luis Pereira de Freitas
Operações Técnicas
Leandro de Sant’anna Carreira
Eduardo de Souza dos Santos

Classificação: Livre
Gênero: Circo

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça