Por Renata Bohrer

O 3º espisódio da websérie "Rir Faz Bem" traz um dos números mais antigos do circo tradicional: o chicote.  Uma realização do Coletivo Nopok em parceria com o Museu da Vida Itinerante - Ciência Móvel, a atração está disponível para o público em geral no canal do Youtube do Museu da Vida.

Inspirada na linguagem do “charlatanismo” das antigas feiras de saltimbancos, o "Caça Bobos" é realmente um espetáculo cheio de emoções. Um dos pontos altos da apresentação se dá quando o "homem do chicote" é levado a executar o número de precisão com os olhos vendados.

Já com o chicote empunhado, Xisto se prepara para o desafio de arrancar um cigarro dos lábios do parceiro de palco. Neste momento, os artistas se encontram sob forte pressão. Afinal, chicote e cigarro fazem mal à saúde.  A cena demasiadamente dramática é também uma das mais hilárias do show.

Ficou curioso? Então acesse o canal (link do Youtube) do Museu da Vida e veja o espetáculo na íntegra.

A parceria Coletivo Nopok e Ciência Móvel na estrada

Idealizado pelos artistas Daniel Poittevin e Fernando Nicolini, o Coletivo Nopok foi criado em 2007 e tem como objetivo desenvolver formatos próprios de linguagens para a arte circense. O grupo é conhecido pela mistura de narrativas e de habilidades, a proximidade com o espectador e a capacidade de adaptar-se a diferentes espaços. Em viagens pelo Brasil, o Coletivo Nopok realizou várias apresentações dirigidas especialmente para estudantes e professores visitantes do Ciência Móvel em diversos municípios do interior do país.

O Museu da Vida Itinerante - Ciência Móvel visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural. Uma iniciativa do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz, o projeto “Arte e ciência sobre rodas”, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura), conta atualmente com o patrocínio das empresas IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco. Em 2020, o Ciência Móvel e o Coletivo Nopok propõem percorrer juntos uma nova estrada com ações voltadas para o público internauta, com a Websérie "Rir faz bem", contendo cenas do espetáculo que viaja pelas estradas do Brasil.

Publicado em 27/11/2020