A relevância da ciência e da divulgação científica ficou ainda mais clara com a pandemia da Covid-19 e todas as suas implicações. Mas, apesar desta importância, ainda são poucos os cursos de formação específicos em divulgação científica no país. Um deles é a Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, oferecida pelo Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins, a Fundação CECIERJ, a Casa da Ciência/UFRJ e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Há 20 vagas, com quatro reservadas para cotas, e podem se candidatar graduados e graduadas em todas as áreas.

As inscrições estão nas duas últimas semanas! Inscreva-se aqui.

Os interessados em participar do processo seletivo podem se candidatar até 24 de fevereiro pela Plataforma Siga. O curso é gratuito e as aulas terão início em 5 de abril de 2021. Leia aqui a chamada pública.

Com 390 horas de aula, o curso de pós-graduação lato sensu é destinado a um público amplo: museólogos e outros perfis ligados a museus e centros de ciência, cultura e arte, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático ou no acadêmico, na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência e da popularização científica.

O curso é presencial, mas poderá ser oferecido, excepcionalmente, de forma online com a utilização de meios tecnológicos disponíveis em virtude das incertezas da pandemia. O processo seletivo conta com a análise de carta de intenções, pré-projeto e currículo e, na segunda fase, de uma entrevista. As duas etapas serão realizadas, também excepcionalmente, em formato online.

Descrição da imagem: O cartaz é quadrado, está dividido em quatro partes também quadradas, sendo duas na parte superior e duas na inferior. Possui fotos e textos. No primeiro quadrado, na parte superior a esquerda, sobre fundo roxo em letras alaranjadas e brancas: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO. Divulgação e Popularização da Ciência. Turma 2021 – Início: 5 de abril. No quadrado na parte inferior a direita, sobre fundo alaranjado em letras amarelas e brancas: INSCRIÇÕES de 7 de janeiro a 24 de fevereiro. Pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./coc.fiocruz.com.br / Tel: 21 3865-2290. No segundo quadrado, na parte superior a direita há uma fotografia de três atores em cena. No centro, um ator está sentado em uma cadeira de rodas. Segura baquetas nas mãos com as quais toca um tambor de alfaia que está apoiado no seu colo. Ele tem os cabelos castanhos escuros lisos, pele branca e usa blusa preta e calça cor de laranja. Usa dois relógios, um verde e outro cor de laranja, no pulso direito. Logo atrás dele, de pé, está outro ator. Apoia-se com as mãos no encosto da cadeira e olha para o ator que está na cadeira de rodas. O ator que está em pé tem a pele parda, cabelos encaracolados pretos, usa blusa colorida com formas geométricas, bermuda preta e tênis verde. Ao lado deste ator há outro, também de pé. Olha para o ator de cabelos encaracolados enquanto toca um cavaquinho. Tem a pele parda, cabelos encaracolados volumosos estilo Black Power e usa casaco e calça pretos com listras coloridas assimétricas.No terceiro quadrado na parte inferior a esquerda há outra foto. Em primeiro plano, de pé, está um homem jovem de pele branca e cabelos castanhos curtos. Usa óculos de sol, blusa cinza escuro lisa de estilo polo e segura com a mão esquerda, uma bengala branca, longa e fina usada por pessoas com deficiência visual. Com a mão direita ele toca objetos que se assemelham a potes, que estão sobre uma mesa. Ao lado dele, observando-o, há uma senhora de cabelos loiros lisos na altura dos ombros. Usa blusa branca e azul. Ambos sorriem. Ao fundo há outras pessoas. Estão em um ambiente expositivo circular que remete a uma tenda, com chão plastificado. Fim da descrição.

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021.