O público do Museu da Vida agora conta com uma novidade: o podcast Papo de Vida, lançado hoje (31) no YouTube. O primeiro episódio contextualiza a importância do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março. Aborda, também, o conceito de racismo estrutural e como seus aspectos atravessam a educação, a ciência e a saúde na sociedade brasileira. Ouvimos dois convidados para bater esse papo, que apresentam estratégias educativas necessárias para esse enfrentamento. Ouça no YouTube!

"O objetivo do Papo de Vida é trazer reflexões sobre temas importantes que atravessam nosso cotidiano. Dessa forma, vamos conhecer e conversar com profissionais que vão contribuir para muitos debates interessantes. Nosso público pode esperar papos descontraídos! Nesse primeiro semestre faremos postagens uma vez por mês de março a junho", explica Hilda Gomes, coordenadora da Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu da Vida.

Nossos convidados são:

Fernando de Sá Moreira
Doutor em Filosofia pela PUC-PR e professor de Filosofia da Educação da UFF, pesquisador das filosofias africanas e afrodiaspóricas, assim como das relações étnico-raciais no ensino superior brasileiro. Tem escrito regularmente sobre o tema da identidade, racismo, estratégias de resistência negra e ações afirmativas.

Francisco Lima Neto
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas, pós-graduando em Matriz Africana, tem sólida experiência como repórter em mídias impressas e digitais. Tem atuado com resgate da biografia de personalidades e eventos históricos de Campinas e Região. É autor da biografia de Laudelina de Campos Mello - uma militante da causa negra, do feminismo e das empregadas domésticas - com foco no público infantojuvenil.

Nossa equipe de produção:

Gabriela Santos
Bolsista do Serviço de Educação do Museu da Vida. Graduanda em pedagogia, tem direcionado a sua formação para a educação museal e suas políticas públicas.

Hilda Gomes
Bióloga, educadora do Serviço de Educação do Museu da Vida, mestre em Educação (UFF). Integra a Gestão Colegiada do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz.

Curtam, compartilhem e comentem!

Publicado em 31 de março de 2021