Por Melissa Cannabrava

Alô, alô, educadores! O Serviço de Educação do Museu da Vida propõe uma atividade para professores dos ensinos fundamental e médio que pode ser feita em diálogo com o filme Conferência Sinistra, disponível desde 19 de agosto no Youtube do Museu da Vida.

O roteiro do filme, inspirado numa charge de 1904, revela detalhes sobre a história da saúde pública no Brasil. A partir disso, o setor educativo do Museu pensou em "gatilhos" para ações educativas.

A equipe utilizou a linguagem artística das charges para construir uma proposta, estimulando o pensamento crítico, a cidadania e a reflexão sobre o período histórico. Revolta da vacina, doenças erradicadas ou sob controle no Brasil, doenças virais vs. doenças bacterianas são alguns dos temas que podem fomentar atividades em sala de aula.

O Serviço de Educação dá como sugestão principal a própria atividade realizada com os visitantes do Museu quando a Conferência ainda era apresentada como esquete teatral, antes da pandemia. A ação se inicia com um panorama histórico bem rápido sobre o contexto da charge que inspirou o roteiro, seguida de uma fala sobre linguagem artística e a ideia de uma mostra on-line de charges, a ser pensada pelos estudantes e pelos professores.

"Esse vídeo é mais uma ação do Serviço de Educação do MV para estender uma atividade nossa à sala de aula. Uma atividade complementar que, de forma divertida e interativa, potencializa o humor crítico e reflexivo de cada jovem. É um convite para exercitarmos um olhar bem humorado e, ao mesmo tempo, incisivo sobre questões da nossa realidade. Pode ganhar ainda mais força se utilizarmos as redes sociais para fazermos esse intercâmbio. É uma possibilidade de refletirmos sobre saúde, vacina, política e consciência crítica’’, comenta Pablo Aguilar, ator e educador do Museu da Vida.

Que tal levar essa interação para as alunas e os alunos? A equipe também dá a dica de um material de apoio que está disponível na descrição do vídeo. Acesse em nosso YouTube e saiba mais! Caso realize a atividade, marque o Museu da Vida no Instagram (@museudavidafiocruz).

Publicado em 25 de agosto de 2021.