Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

Para fechar bem o ano, o Museu da Vida lança hoje mais um volume da coleção 'Culturas Estelares'.  Na publicação digital de dezembro, veja o céu cultural de grupos indígenas da América do Sul, Central e Norte. O conteúdo do Culturas Estelares - vol. 4 já está disponível para download.
 
O nosso tour cultural começa em Yavaretê, na Colômbia, com os povos Tukano. O primeiro capítulo traz constelações inspiradas na fauna sul americana, em especial, a constelação da Jararaca. O segundo capítulo mostra, na terra indígena de Nova Jacundá (PA), como localizar a constelação da Anta do Norte com os povos Guarani. Já no terceiro, avançamos em direção à Santa Rosa de Copán, em Honduras, para conferir os mitos e usos da constelação da Coruja na cultura Maia. E, no último capítulo, vamos até Tucson, no Arizona, para observar a constelação do Primeiro Magro e conhecer mais sobre os céus dos povos Navajo. 

Durante a leitura, veja vídeos, imagens reais, ilustrações e mais. Saiba ainda como participar dos desafios astronômicos com o auxílio do Stellarium. O software gratuito de astronomia permite explorar o céu de acordo com a Cultura Estelar de interesse.  

Culturas Estelares faz parte das ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.  

 
Para conferir a publicação na íntegra, acesse aqui
 
 
Publicado em 28 de dezembro de 2021.
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça