Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

Preparados para o primeiro desafio do ano? No Quiz de Câncer, teste os seus conhecimentos gerais em astronomia de forma leve e divertida. O novo jogo da coleção Os Mensageiros das Estrelas já está disponível, é gratuito e para todas as idades.

Dentre as 88 constelações estabelecidas pela União Astronômica Internacional (IAU, sigla em inglês), Câncer surge na 31ª posição quanto a área ocupada na esfera celeste. No jogo, o usuário pode explorar essa região do céu e encontrar um tesouro cósmico a cada novo desafio. A palavra “câncer” vem do latim e está relacionada ao termo grego karkínos, que significa “caranguejo”. Durante o percurso, descubra qual mito está associado ao animal de garras poderosas. Veja também imagens reais de objetos do céu profundo e representações de constelações.

Um dos destaques é a ilustração de abertura do game, assinada pelo artista Caio Baldi e inspirada em uma espécie brasileira. O guaiamum é um caranguejo terrestre muito comum em nosso litoral e que possui tons variados ao longo do ciclo de vida. Na arte, o animal é retratado na fase adulta, com uma tonalidade mais uniforme em azul lavanda. Essa e outras ilustrações podem ser vistas no Flickr do Museu da Vida

Este jogo educativo foi desenvolvido na plataforma de gamificação digital Genially pelos planetaristas do Ciência Móvel Jackson de Farias, Leonardo Castro, Rafaela Ribeiro e Renata Alves, e tem como objetivo difundir conhecimentos básicos de astronomia de forma lúdica e interativa. 

A coleção Os Mensageiros das Estrelas integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

 

Venha testar os seus conhecimentos em astronomia no Quiz de Câncer!

Clique na imagem e acesse o jogo direto do seu navegador.

 

Publicado em 05 de janeiro de 2022.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça