Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Museu da Vida lança um desafio que mistura arte, ciência e muita diversão no mesmo espaço.  No jogo on-line  “A missão do Centauro”, desvende mitos e encontre os tesouros da constelação! O acesso é gratuito e direto do navegador.  

Explore o mundo de Quíron, um poderoso centauro do mito greco-romano, e obtenha informações preciosas sobre o Universo. Durante o percurso, confira curiosidades astronômicas, veja imagens reais de objetos celestes e diferentes ilustrações de constelações do nosso artista Caio Baldi. 

Desenvolvido na plataforma de gamificação digital Genially pelos planetaristas do Ciência Móvel Leonardo Castro, Rafaela Ribeiro e Renata Alves, este jogo pertence à coleção Os Mensageiros das Estrelas e tem como objetivo difundir conhecimentos básicos de astronomia a partir de recursos digitais acessíveis e por meio de uma linguagem lúdica. 

'Os Mensageiros das Estrelas' integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.  

 

Clique na imagem e acesse o jogo direto do seu navegador.
 
 
 
Vale a pena ver de novo… Para além do jogo, viaje através das cores por Centauro. Na coleção Colorir o Universo em 88 Constelações - Volume 2, lançada no início do ano, solte a imaginação e use a ponta do lápis para dar vida à família Centauro. Baixe aqui a obra completa ou clique direto nos links das constelações para imprimir e colorir: CentauroCruzeiro  do  SulSextanteAltarTaçaTriângulo Austral (Sul)Hidra FêmeaCorvoLobo e Coroa Austral (Sul).
 
 
 
Publicado em 18 de maio de 2022. 
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça