O Museu da Vida Fiocruz está com quatro vagas de estágio abertas para estudantes de nível superior (graduação) nas áreas de Design Gráfico ou Comunicação Visual, Museologia e Pedagogia. A iniciativa é fruto de parceria da Fundação Oswaldo Cruz com a Universidade Patativa do Assaré – UPA, que realizam processo de recrutamento e seleção de estagiários e formação de cadastro reserva para fins de estágio não obrigatório. A chamada tem por finalidade selecionar estudantes para o Programa de Estágio Curricular da Fiocruz. As inscrições estão abertas até 31 de maio.

Para realizar a inscrição no processo seletivo, o candidato deve acessar a página do processo seletivo para estágio não obrigatório da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, clicar no link 'Inscrições' e realizar o cadastro no portal, observando as vagas disponíveis por unidade/cidade. Depois de efetuada a inscrição, o candidato deverá enviar documentação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e informar no campo ASSUNTO o código da vaga a que está concorrendo e o nome completo.

Os documentos necessários são: histórico escolar ou declaração, podendo ser emitidos pelo site da instituição de ensino, para comprovação do Coeficiente de Rendimento Acumulado – CRA, curso, turno e período em que o (a) estudante está matriculado; currículo atualizado; e, caso aplicável, formulário de autodeclaração que consta do Anexo III, preenchido e assinado indicando a intenção de concorrer às vagas reservadas para estudantes negros (as). Em caso de dúvidas, envie um e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Conheça abaixo os requisitos e outras informações sobre as vagas de estágio no Museu da Vida Fiocruz.

Pedagogia
Descrição: Auxiliar no desenvolvimento de atividades educativo culturais do serviço de educação do Museu da Vida.
Requisitos mínimos: alunos no 3º ao 6º período / CR mínumo: 6
Requisitos específicos: Noções de organização de arquivos; recursos básicos do Pacote Office (Word, Excel e Power Point); Internet, domínio da língua portuguesa e libras.

Design Gráfico
Descrição: Auxiliar na criação de materiais gráficos para o site e mídias sociais do Museu da Vida.
Requisitos mínimos: alunos no 4º ao 7º período / CR mínimo: 6
Requisitos específicos: Conhecimento em softwares da Suíte Adobe.

Museologia
Descrição: Auxiliar nas seguintes atividades: análise, alimentação e revisão de banco de dados do acervo museológico; higienização, produção de fichas, fotografias e acondicionamento de objetos incorporados ao acervo museológico; preparo de objetos do acervo para montagem de exposições; redação e produção de relatórios e participar de outras atividades necessárias para o funcionamento do Serviço.
Requisitos mínimos: alunos no 4º ao 7º período / CR mínimo: 6
Requisitos específicos: Conhecimentos básicos dos programas Excel, Word e Access; interesse na área de documentação museológica e conservação de acervos.

Design Gráfico ou Comunicação Visual
Descrição: Auxiliar no desenvolvimento de projetos gráficos para produtos institucionais e de divulgação científica, como publicações, jogos, cartazes - digitais ou impressos - e colaborar no desenvolvimento de projetos gráficos para as exposições do Museu da Vida.
Requisitos mínimos: alunos no 4º ao 7º período / CR mínimo: 6
Requisitos específicos: Conhecimento dos programas Adobe (Photoshop, Illustrator e InDesign).

Publicado em 25 de maio de 2022.