Por Renata Bohrer

Depois de mais de dois anos de atividades on-line em decorrência da pandemia de Covid-19, o Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz volta a ocupar também os espaços físicos com uma programação especial para grupos previamente agendados. O campus Manguinhos recebe a ação entre os dias 21 e 24 de junho, a partir das 9h. As vagas para agendamento de visitação ao museu nestas datas já estão esgotadas.

Misturando diversão e conhecimento, o evento 'Ciência Móvel no Museu da Vida Fiocruz' vai proporcionar aos visitantes uma vasta programação de experimentos que exploram conceitos básicos de física, matemática, biologia, entre outras ciências.

No roteiro, estão atividades com as bancadas de microscopia e de entomologia, a Alavanca, a Pilha Humana, o Sistema de Roldanas e a Cadeira Giratória, além dos aparatos do Parque da Ciência. Também serão apresentados ao público os novos modelos anatômicos do módulo 'Por Dentro de Nós', espaço interativo dedicado à promoção da saúde e que aborda de forma lúdica o funcionamento do corpo humano e suas interações. Todas as atividades serão mediadas. Uma das surpresas da programação é a presença do Coletivo Nopok. A dupla circense mais querida do Ciência Móvel leva alegria e encanta ao evento.

Visando a prevenção e a segurança de todos, o evento seguirá as normas estabelecidas no protocolo preventivo à Covid-19 aprovado pela Fundação Oswaldo Cruz. Sendo assim,  o uso de máscara em áreas internas, a limitação do número de visitantes nos espaços e a aplicação de álcool em gel serão obrigatórios.

O projeto Ciência Móvel - Arte e Ciência Sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura), visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural. É uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz e conta com o patrocínio das empresas: Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco.

Publicado em 20 de junho de 2022.