Por Renata Bohrer

Entre os dias 19 e 22 de outubro, o Ciência Móvel esteve em Japeri (RJ) realizando diversas atividades junto ao público. A ação, feita em parceria com a Secretária de Educação do município, integrou a programação da Fiocruz para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT e impactou mais de três mil visitantes.

Na quadra Poliesportiva de Nova Japeri, estudantes e público em geral tiveram contato com as mais diversas áreas da ciência por meio de atividades experimentais e lúdicas. No ambiente, microscópios, mostras de insetos, modelos anatômicos do corpo humano, diversos equipamentos interativos e mais.

Quem passou pelo local pôde conferir de perto a apresentação do Coletivo Nopok. A dupla circense, formada pelos artistas Daniel Poittevin e Fernando Nicolini, arrancou gargalhadas do público e surpreendeu com o número de malabares. "Um banho de conhecimento, diversão e arte!",  elogiou Angélica Aguiar, profissional da Secretaria de Educação e Cultura de Japeri.

Ainda segundo a professora, a passagem do Ciência Móvel no município contribuiu para que alunos vivenciassem pela primeira vez a experiência de participar de atividades fora do ambiente escolar: "Muitas crianças, que nunca saíram da escola para um passeio, puderam participar. Uma das escolas, onde a rota do ônibus não passa por questões de segurança, pôde sair com seus alunos para o evento, algo que todos sonhavam".

Durante a semana, a peça 'O rapaz da rabeca e a moça Rebeca', do Museu da Vida Fiocruz, circulou por escolas públicas do município. Foram seis instituições contempladas com a ação, que foi dividida em oito sessões e reuniu um público de 965 pessoas.

- Foi lindo demais. Foi um dia espetacular! A mistura de arte, ciência e informação é maravilhosa! O diálogo com jovens de maneira simples e lúdica é muito importante para nossas práticas diárias. Aproximar a ciência do cotidiano do aluno é fundamental, principalmente para incentivar e motivar a reflexão sobre a ciência e o futuro dos novos cientistas. As atividades inclusivas estimularam a percepção sensorial e afetiva deles. Viva a ciência! Meus alunos ficaram encantados com o Ciência Móvel, contou a diretora da Escola Municipal Bernardino de Melo Indiara Martins.

Outras atividades extramuros

Como parte da programação da 19ª SNCT, exposições do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz foram apresentadas em escolas do Rio de Janeiro através de parceria com o Serviço da Educação.

Em Nova Iguaçu, três exposições de pequeno porte circularam em ambientes escolares entre os dias 17 e 24 de outubro. As mostras 'Carlos Chagas', 'Manguinhos Revelado' e 'Oswaldo Cruz: Médico do Brasil' foram exibidas, respectivamente, no CIEP 317 - Aurélio Buarque de Hollanda, Escola Municipal Profª Enilza Barros dos Santos e Escola Municipal Senador Nelson Carneiro.  A ação alcançou mais de 2600  alunos.

A exposição “Nós do Mundo”, em sua versão pocket, foi exibida ontem (26/10) para estudantes e professores da Escola Municipal Bahia, na Maré. Nesta quinta, 27/10, a mostra está no Colégio Estadual Clóvis Monteiro.

Ainda no Rio de Janeiro, há exposições do Museu da Vida Fiocruz que fizeram parte da 19ª SNCT e que estão abertas para o público em geral. 'Pelos Caminhos do SUS' está na Casa da Ciência da UFRJ, no bairro de Botafogo, e ‘Aedes: que mosquito é esse?’ (em sua versão compacta), no Palácio de Itaboraí, em Petrópolis (RJ).

Em Minas Gerais, no Centro de Ciências de Juiz de Fora, o público pode conferir a exposição ‘Vias do Coração’, que aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, entre outros assuntos (visitação mediante a agendamento on-line: público geral ou escolas e grupos). Já em São Paulo, está em cartaz a mostra 'Biodiversidade e Saúde', no Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite, em Limeira/SP (mais informações pelo telefone: 19 3444-7893).

Esta programação está vinculada às ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas (Pronac 19/1226), aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC - Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz. Esta é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz e conta com o patrocínio das empresas: Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.

Fotos: Renata Bohrer, Lucas Alexandre e William Souza.

Publicado em 27 de outubro de 2022.