Por Teresa Santos

Tem notícia boa pintando na área! A websérie 'Invasores', lançada pelo Museu da Vida Fiocruz em julho deste ano, recebeu sete indicações no Rio WebFest 2022. A premiação é considerada a Copa do Mundo do gênero. Em 2022, são 60 categorias concorrendo a troféus e premiações em dinheiro, além de 'passaportes' para participação em festivais internacionais. Os vencedores serão conhecidos entre 24 e 27 de novembro, durante evento que será realizado na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro.

‘Invasores’ está concorrendo nas categorias gerais como ‘Melhor Série brasileira’, ‘Melhor Edição’, ‘Melhor Figurino’ e ‘Melhor Direção de Arte’ e, dentro da categoria Infanto-juvenil, concorre a ‘Melhor Série infanto-juvenil’, ‘Melhor Direção em série Infanto-Juvenil’ e ‘Melhor Elenco (infanto-juvenil)’.

Segundo Héliton Barros, chefe do Museu da Vida Fiocruz, a produção de ‘Invasores’ foi o maior desafio na área do audiovisual que o Museu teve nos últimos anos. “Fizemos com muita dedicação. É mais um trabalho coletivo do Museu, mas que também contou com consultores de várias áreas da Fiocruz. Ele marca uma nova era e já vem sendo premiado. Espero que seja o primeiro de muitos”, destacou.

Os vencedores do Rio WebFest 2022 serão escolhidos por um júri nacional e internacional, mas você também tem voz ativa na premiação! O público escolherá o vencedor do Troféu Voto Popular RIOWF, a partir de uma votação aberta pela internet. E ‘Invasores’ também está nessa disputa. Então, já pode começar a votar! A votação está aberta e ficará ativa até 24 de novembro. Para votar, basta acessar o site do Rio WebFest 2022 e clicar em ‘voto popular’.

A websérie vencedora da categoria 'Melhor Série Brasileira' levará um prêmio em dinheiro de R$1.500, mesmo valor destinado à 'Melhor Série Internacional'. Já a vencedora do Voto Popular levará um prêmio no valor de R$1.000.

Além dos prêmios em dinheiro, o Rio WebFest, seleciona produções para concorrer a premiações em festivais internacionais. Atualmente, o festival tem parceiros em diferentes partes do mundo, entre elas, Los Angeles (Estados Unidos), Marselha (França), Bilbau (Espanha), Toronto (Canadá), Sicília e Roma (Itália), Melbourne (Austrália), Seul (Coreia do Sul) e Berlim (Alemanha).

O Rio WebFest é um festival pioneiro no Brasil e no mundo que concede premiações a conteúdos dramatúrgicos produzidos para web. Além de webséries, são contemplados também podcasts e filmes únicos em categorias como VideoClipe, VideoDança, VideoArte, WebPublicidade e Teatro Filmado.

Sobre ‘Invasores’

A websérie 'Invasores', disponível no canal do YouTube do Museu da Vida Fiocruz, conta a história de duas equipes, Trio Valente e Pesadelo, que disputam o campeonato do jogo Invasores. Os jogadores precisam salvar o planeta Imunes de uma invasão. A competição é iniciada, porém uma ameaça surge e interrompe a disputa: o morbilivírus.

Em sete episódios, ‘Invasores’ traça um paralelo entre os vírus biológicos e os vírus de computador e chama a atenção para a importância da vacinação infantil de forma lúdica. Tudo isso em meio ao universo dos games!

Apesar da surpresa da indicação, Letícia Guimarães, que esteve à frente da direção da websérie, conta que sempre acreditou na qualidade e no potencial da obra. "Eu realmente desconhecia a magnitude da competição. As produções internacionais que também estão concorrendo me impressionaram pelo altíssimo nível. Tem produções com muito mais volume de dinheiro, mas também tem produções mais modestas. Saber que as pessoas tiveram esse olhar para nós, que nos indicaram em sete categorias é uma confirmação muito emocionante de que estávamos certos e que valeu a pena”, destacou.

Para Livs, que assina o texto da produção, embora o momento seja de ansiedade, as indicações já são muito importantes. “Acho que as indicações, por si só, já significam muito, já considero uma vitória, um sucesso. É muito importante para a instituição e para o trabalho que é feito aqui”, afirmou, destacando que a websérie, inicialmente, criada para ser uma peça de teatro, teve seu roteiro adaptado e recebeu o aporte audiovisual, mas não abandonou o espírito da teatralidade, tampouco o teatro que é feito na Tenda da Ciência.

Publicado em 27 de outubro de 2022.