Por Teresa Santos

Que Invasores e Conferência Sinistra são puro sucesso, ninguém duvida, né? A novidade é que, agora, esses dois produtos também estão disponíveis na plataforma VideoSaúde. Eles se juntam às mais de 9 mil produções audiovisuais da distribuidora, que é vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e que possui um dos maiores acervos em saúde da América Latina.

Há mais de 30 anos, VideoSaúde produz, distribui e preserva materiais audiovisuais com temáticas ligadas à saúde e à ciência e tecnologia. E essa missão tem como objetivo fortalecer e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS), em uma perspectiva de comunicação pública. Todo o acervo está organizado no Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (Bravs) e no Repositório Institucional da Fiocruz\Arca.

É possível conferir as novidades do catálogo de VideoSaúde já na página principal da plataforma, incluindo a websérie Invasores e o curta-metragem Conferência Sinistra.

Para a atriz e diretora Leticia Guimarães, que esteve à frente da direção das duas produções, passar a fazer parte do catálogo da ViodeSaúde é motivo de comemoração. “Sabemos da importância da preservação da memória, ainda que de obras virtuais como um filme. Se ninguém preservar, se ninguém cuidar desse acervo, ele também tende a cair no esquecimento. Então, com muita alegria, com muito orgulho, festejamos nossa integração a esse acervo. E a gente sabe que as nossas obras estão ao lado de grandes produções e de grandes feitos da promoção da saúde e da cidadania. É realmente um privilégio”, destacou.

Sobre os audiovisuais do Museu da Vida Fiocruz
A websérie Invasores conta a história de duas equipes, Trio Valente e Pesadelo, que disputam o campeonato do jogo Invasores. Em sete episódios, os telespectadores são convidados a refletir sobre um paralelo curioso entre os vírus biológicos e os vírus de computador e também sobre a importância da vacinação. Tudo isso em meio ao universo dos games.

A obra tem direção de Leticia Guimarães e roteiro de Livs. No elenco, estão Vanu Rodrigues, Ricardo Lopes, Luiz Paulo Barreto, Hugo Germano, Pablo Aguilar, Gustavo Ottoni e Gé Lisboa. O projeto contou ainda com participação especial de Vilma Melo, Gui Rodrigues e Roberto Rodrigues e produção executiva da 70 Filmes. Já Conferência Sinistra traz uma conversa macabra e bem-humorada entre febre amarela, peste bubônica e varíola, doenças que assolavam o nosso país no início do século 20. As três caveiras conversam sobre o mal que vêm causando à população e criticam médicos, medidas sanitárias e vacinas. É uma crítica social repleta de humor!

O roteiro é de Gustavo Ottoni e a direção de Letícia Guimarães. Os dois também fazem parte do elenco, juntamente com Pablo Aguilar. A produção é da TEM DENDÊ! Produções, Jefferson Almeida e Tamires Nascimento.

O curta Conferência Sinistra foi lançado no Canal do YouTube do Museu da Vida Fiocruz em 2021, enquanto a websérie Invasores foi disponibilizada na mesma plataforma em 2022, ambos com recursos de tecnologia assistiva (libras, audiodescrição e legenda).

As duas obras são fruto de um trabalho desenvolvido durante a pandemia de Covid-19. Além do desafio do contexto sanitário, houve ainda o desafio de criar produtos em uma linguagem, até então, nova para toda a equipe do Museu da Vida Fiocruz: o audiovisual. “Considero que foi um ótimo começo. Apesar das contradições, da complexidade e da dor do momento que estávamos atravessando, produzimos uma arte de muita relevância, de muita beleza e de muito humor. Conseguimos levar para tela, para o cinema a nossa tradição de humor e humanidade que temos no teatro há 23 anos no Ciência em Cena”, destacou Leticia Guimarães.

Os dois produtos foram filmados seguindo todos os protocolos de segurança para a Covid-19. A websérie Invasores contou com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura) e teve como patrocinadores máster Ternium, IBM, Janssen e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Também teve patrocínio da TechnipFMC, White Martins, Rio galeão, Schott, Fresenius, Amil, Bayer, Abbott e EDF Norte Fluminense e copatrocínio de Dataprev, Naval Group e Siemens.

Conferência Sinistra contou com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei do ISS da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e teve patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Nova Rio, Multiterminais Logística Integrada, Mercer, Marsh e Guy Carpenter.

Publicado em 08 de novembro de 2022.