Créditos: Melissa Cannabrava / Museu da Vida Fiocruz

O surgimento de uma nova doença desperta ainda mais a curiosidade e a sensibilidade de uma menina durante a pandemia. Enquanto Bernadete sonha, inventa e reflete sobre seus sentimentos, surgem muitos questionamentos e a necessidade de buscar respostas. Mas será que ela conseguirá fazer isso sozinha?

Essa é a história do livro 'Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19', de Beatriz Schwenck, coordenadora da Biblioteca de Educação e Divulgação Científica Iloni Seibel e integrante do grupo de histórias do Museu da Vida.

O livro apresenta uma história "inacabada", que necessita da colaboração de todas e todos, e nos convida a refletir sobre as emoções e comportamentos das crianças, possibilidades de diálogo e momentos de afeto com suas famílias e responsáveis.

"Considero este livro um trabalho coletivo, feito com a parceria de colegas de trabalho do Museu da Vida Fiocruz, que tiveram muito profissionalismo e carinho ao fazerem suas sugestões, enquanto Bernadete 'nascia'. Além desta, outras parcerias importantíssimas também foram feitas para que conseguíssemos colocar uma trilha sonora no livro. Eu mesma nunca tinha ouvido falar nisso, mas pensei: - "Se peça de teatro tem trilha sonora, porque um livro não pode ter?", conta a autora.

Ela diz que contou com muita inspiração da natureza, de leituras, e dos momentos com os filhos. As músicas, que fazem parte da contação, foram surgindo e tudo foi se encaminhando até Beatriz conhecer os responsáveis pela Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (Fiocruz/Petrópolis) e ter a ousadia de perguntar se gostariam de conhecer as músicas e gravá-las para o livro.

Para imensa surpresa da autora, eles não só toparam, como também fizeram os arranjos e deixaram tudo muito mais belo, com o talento incrível do Regente Celso Franzen Jr. e seus alunos e alunas super dedicados.

Muitos jovens formados pela Orquestra, voltaram para ajudar nesta empreitada, mas ainda faltava um detalhe: quem iria cantar as músicas? Canto é uma das paixões da contadora de histórias, mas as músicas precisavam ser cantadas por crianças, as Bernadetes!

Depois de muita busca, o pessoal da Orquestra indicou o Coro de crianças do Projeto Sol, Som & Movimento, do Instituto Caminho da Roça, em Secretário, Petrópolis (RJ) e lá fomos eles em busca de mais uma parceria, sem fins lucrativos.

Era muita notícia boa! Os ensaios começaram em março de 2022 e o grupo não teve muito tempo. A gravação deveria acontecer em maio, pois o prazo para o lançamento do livro estava se esgotando...

Para Bia, foi um desafio escrever um livro com início, meio e fim, sobre uma pandemia que ainda não havia acabado e ainda nos desafia. É a história em movimento, acontecendo. Ela se viu intimada por sentimentos a alterar a versão do livro, antes mais voltada para questões de prevenção da Covid-19, pois percebia que, por mais complicado e triste que fosse o momento, o essencial era pensar em como poder chegar às crianças de forma leve, divertida, lúdica, a fim de potencializar o diálogo entre elas e suas famílias, estendendo a mão ao convidá-las para que também fazer parte dessa história, de brincar e de esperançar, que é de todos/as nós.

"Me sinto muito realizada vendo os olhos das crianças despertos e curiosos ao ouvirem a história e participarem dela, de forma sempre tão inusitada e cheia de vida. Quanta inspiração e felicidade nascem nestes momentos!", comenta.

Trabalhar a acessibilidade do livro durante os processos de ilustração e de diagramação foi fundamental para tornar o livro e a própria história e trilha sonora mais acessíveis. As trocas e aprendizado durante este processo possibilitaram não só o desenvolvimento de formatos acessíveis como também uma história que inclui pessoas com deficiência e objetos que fazem parte de seu aprendizado e sua rotina, de forma mais igualitária, apresentando uma realidade possível e almejada, e possibilitando maior diversidade e inclusão das pessoas com deficiência em nosso dia-a-dia.

"Com essa experiência, esperamos contribuir também para diálogos e reflexões entre crianças e adultos, e que estes colaborem para a sensibilização à respeito do tema da acessibilidade e da diversidade, com redução das barreiras que ainda existem", completa Beatriz Schwenck.

A autora destaca imensos agradecimentos aos parceiros Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (Fiocruz, Petrópolis-RJ), Instituto Caminho da Roça, Wésley Combo (ilustrador), Mais Diferenças (formatos acessíveis), Loja Interativa (diagramação e edição), aos patrocinadores e à todas as crianças que participarem das Descobertas com Bernadete!

Nos links abaixo você encontra diversas formas de apreciar as  'Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19'

- Livro Audiovisual Acessível (arquivo de vídeo)

- Ficha Técnica (arquivo de vídeo)

- Making of (arquivo de vídeo)