Por Melissa Cannabrava

Créditos: Marcel Kamiya / Museu da Vida Fiocruz

O Museu da Vida Fiocruz está voltando a receber algumas "convidadas" ilustres, famosas por causarem muitos problemas por aí. Estamos falando delas: a Varíola, a Peste Bubônica e da Febre Amarela. Mas... Como assim? As principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX são personagens da intervenção teatral 'Conferência Sinistra'. O espetáculo é apresentado às terças e quintas no Auditório do Museu da Vida Fiocruz em duas sessões, a primeira às 11h e a segunda às 14h. O espaço é limitado a 45 espectadores. Há distribuição de senhas antes do espetáculo, e a entrada é gratuita.

Com muito humor, as doenças se encontram para bater um papo e conversam sobre os males que causam à saúde. Na trama, o trio revela seus temores em relação às medidas de combate lideradas pelos médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. A cena foi extraída da peça teatral 'Oswaldo Cruz em revista', de Gustavo Ottoni, inspirada em charges que foram publicadas nas revistas e nos periódicos da época. 'Conferência Sinistra' já tinha virado curta-metragem durante a pandemia, mas, agora, está de volta aos palcos do museu. Assista no YouTube do Museu da Vida Fiocruz.

O objetivo da nova temporada é estimular a plateia à discussão sobre as obras do passado à luz de seu contexto histórico e social, além de refletir sobre publicações e questões atuais através de charges publicadas na imprensa e redes sociais. Ao final da esquete, o público é convidado a desenhar sua própria charge, sempre pensando em alguma questão atual que queira questionar, apontar ou criticar.

"Depois de muitos anos de sucesso em cartaz no Museu, a esquete 'Conferência Sinistra' voltou à nossa programação especial de férias. Aproveitem para vir conhecer esse clássico do nosso repertório teatral e ainda brincar conosco na nossa oficina de charges, onde você e sua família serão os verdadeiros artistas", convida Letícia Guimarães, diretora do espetáculo.

Confira a programação completa de janeiro de 2023 do Museu da Vida Fiocruz.

Publicado em 11 de janeiro de 2022.