Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, o Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz participou da 13ª Bienal da UNE - União Nacional dos Estudantes, na Fundição Progresso (Lapa, RJ). Toda a ação aconteceu no espaço Feira dos Saberes, em parceria com o Espaço Ciência Viva, e contemplou mais de 2.000 visitantes.

O estande do Ciência Móvel promoveu atividades científicas e culturais para estudantes de diversas partes do Brasil. A exposição ‘Rios Brasileiros’, que traz obras do artista plástico Rodrigo Andriàn, levou o público a refletir sobre a relevância e a variedade hídrica presente no país.

"Achei a exposição muito linda e muito significativa, devido ao nosso país ser o que detém mais recursos hídricos do planeta. Acho maravilhoso uma exposição com esse tema na perspectiva de que o próprio brasileiro ainda não reconhece a sua riqueza hídrica. Talvez, através da arte, essa valorização possa ocorrer", destaca o engenheiro florestal Anderson Lima.  

Ainda no roteiro expositivo, o público pôde conferir modelos de peixes e insetos aquáticos confeccionados em tecido, desenvolvidos pela Dra. Neusa Hamada e criados pela artista Madalena Hamada. Esses e outros modelos podem ser vistos, presencial ou virtualmente, na exposição 'Rios em Movimento' do Museu da Vida Fiocruz. 

Outra atração no evento foi a bancada de microscopia. A atividade despertou a atenção do grande público, em especial, das crianças. "Eu gostei de ver o mosquito se transformando", disse Alice Garcia, de 9 anos.  A pequena estava acompanhada da avó e professora Lucília Aguiar, que admitiu não ter completado o percurso do estande. “A gente parou aqui e agora tá difícil de tirar ela (risos)", contou a professora. 

Também foi exibido na 13ª Bienal da UNE o premiado documentário 'O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti - para combatê-lo é preciso conhecê-lo', produzido pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e dirigido por Genilton Vieira. 

Ao final da visita, todos eram presenteados com a cartilha “Barbeiros: transmissores da doença de Chagas', desenvolvida pela equipe do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Baixe gratuitamente aqui

A Bienal da UNE contou com a participação de várias autoridades, entre elas, a ministra da Saúde e ex-presidenta da Fiocruz Nísia Trindade, que esteve presente no primeiro dia de evento (2/2) para uma palestra. 

Ciência Móvel, do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC - Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz, é um espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento que visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural. Esta é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz e conta com o patrocínio das empresas: Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.

 
Fotos: Renata Bohrer
 
Publicado em 7 de fevereiro de 2023. 
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça