Ir para o conteúdo


Informativo do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida
Ano XXII - nº. 298. RJ, 7 de abril de 2023.
---------------------------------------------------------- 

Março foi um mês agitado no campo da inteligência artificial (IA). Houve uma chuva de lançamentos de novos sistemas, assistentes, funcionalidades e ferramentas de IA, dentre os quais o ChatGPT4, da OpenAI, ganhou destaque. Com uma capacidade assustadora de manipular e criar linguagem, seja com palavras, sons ou imagens, o novo sistema e ferramentas similares despertam toda a sorte de anseios e angústias, desde a perda massiva de empregos até a extinção da humanidade. No fim do mês, um grupo de líderes do próprio campo pediu uma pausa no desenvolvimento de IA e a Unesco, a implementação de princípios éticos na área. Esse é um tema importante para a divulgação científica, que tem um papel relevante a desempenhar na promoção de um debate inclusivo, qualificado e ponderado sobre os caminhos possíveis e desejados da IA. Nesse sentido, indicamos neste boletim material reflexivo sobre o assunto. Divulgamos também, nesta edição, artigo que analisa o papel do YouTube na disseminação de desinformação sobre o uso da cloroquina no contexto da pandemia de Covid-19; novo número da revista Consilience, que aborda o tema “struggle” por meio de conexões entre arte, poesia e ciência; a programação de atividades do Museu da Vida Fiocruz em abril; uma residência artística que acontece em julho e agosto na Serra da Mantiqueira e que aborda as relações da arte com a agricultura; entre outras ações, oportunidades e eventos. Falando em eventos, acontece este mês, em Roterdã, nos Países Baixos, a conferência da rede de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (PCST, na sigla em inglês), um dos encontros mais importantes da divulgação científica. O Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida Fiocruz marcará presença por meio da participação de três de seus pesquisadores. No mais, boa leitura! 

 

Especial Desinformação    

O papel do YouTube na disseminação de desinformação – Durante a pandemia de Covid-19, grande parte das controvérsias e notícias falsas que rondaram o Brasil girou em torno da adoção do tratamento precoce, um conjunto de medicamentos que se mostrou ineficaz para combater a doença e o qual incluía a hidroxicloroquina (HCQ). No estudo “YouTube as a source of information about unproven drugs for covid-19: the role of the mainstream media and recommendation algorithms in promoting misinformation”, publicado na Brazilian Journalism Research, pesquisadores abordam como vídeos no YouTube – rede social mais popular no Brasil para consumo de notícias – promoveram desinformação sobre a HCQ no país. Em março de 2021, foram selecionados para análise 751 vídeos em português nessa rede social, por busca das palavras-chave hidroxicloroquina e cloroquina e por sugestão do algoritmo do YouTube. Entre os resultados, os autores apontam que 72% dos vídeos com conteúdo pró-HCQ vinham de canais de mídia mainstream (veículos da grande mídia, sendo a maioria proveniente de TVs abertas). Vídeos de canais de mídia alternativos e canais de ciência, saúde e educação continham, em geral, conteúdo anti-HCQ, frequentemente repercutindo testes científicos com os medicamentos. O estudo mostrou, ainda, que o YouTube era mais propenso a recomendar vídeos pró-HCQ do que vídeos anti-HCQ, o que sugere que a imprensa tradicional brasileira e os algoritmos do YouTube fomentaram a disseminação de informações pró-HCQ, logo, conteúdo desinformativo. Leia o artigo gratuitamente em inglês.


Leituras   

Os caminhos possíveis e desejados da IA – Tecnologias controversas e disruptivas são um prato cheio para a divulgação científica. Se a inteligência artificial (IA) tem inspirado iniciativas diversas no campo há alguns anos, a disseminação de sistemas como o chatGPT prometem reaquecer o debate sobre o tema. Com uma capacidade assustadora de manipular e criar linguagem, seja com palavras, sons ou imagens, o chatGPT e ferramentas similares despertam toda a sorte de anseios e angústias, levando-nos à inevitável pergunta: onde isso vai parar? Como de hábito, há os mais pessimistas e alarmistas, que já vislumbram o apocalipse e falam até em extinção da humanidade. Nessa linha, o historiador Yuval Noah Harari, em texto publicado no New York Times, defende que “o primeiro passo é comprar tempo para atualizar as nossas instituições do século 19 para um mundo IA e aprender a dominar IA antes que ela nos domine.”

No outro extremo, há sempre os mais deslumbrados, que apostam, mais uma vez, que a tecnologia veio para resolver todos os nossos problemas e tornar nossas vidas melhores. Entre um polo e outro, há um mar de gente tentando navegar a complexidade e compreender minimamente os riscos e benefícios que esses novos sistemas representam para a sociedade e o que devemos fazer diante deles. Nesse time, o jornalista Ezra Klein, em episódio recente do podcast The Ezra Klein Show, conversa com sua colega da Vox Media Kelsey Piper sobre as diversas facetas e possibilidades que acompanham a disseminação dessa tecnologia, desmistificando alguns dos pontos controversos e ressaltando a importância de uma regulamentação robusta na área. Entrando nesse time, a divulgação científica pode desempenhar papel relevante na formação de um público engajado, informado e ponderado para participar de um debate mais qualificado sobre o futuro da IA. 

 
Poesia, arte & ciência – A revista Consilience, on-line e gratuita, acaba de lançar sua 12ª edição, fruto dos esforços de 90 voluntários de seis continentes que acreditam na potência da poesia para diversificar e comunicar ciência de maneira inclusiva e envolvente. Cada publicação traz poesias e obras de arte relacionadas por um tema comum de ciência. A mais recente é dedicada ao tema “struggle”, termo ligado à resistência, dificuldade ante um processo que exige esforço para atingir os objetivos, luta árdua por algo ou sofrimento para obter um resultado desejado. Essa edição traz quatro artes e 19 poemas, entre os quais cinco gravados. O poema Insomnia aborda os impactos da insônia na saúde e An Ode on a Blobfish trata da influência dos padrões de beleza na determinação do valor atribuído aos seres vivos marinhos. Já can the sea drown? propõe refletir sobre os conhecimentos que podem ter sido perdidos devido à crise ambiental. Os desafios imputados pelo processo científico é o mote do poema What You Don't See on David Attenborough is All the Waiting. Por fim, weight gain in midlife women enfoca as dificuldades enfrentadas por mulheres de meia idade em lidar com o ganho de peso. Leia, ouça e desfrute.

 

Ações   

MVF anuncia atividades do mês – A programação de abril do Museu da Vida Fiocruz (MVF) inclui atrações gratuitas no museu e em várias cidades. Dia 15, em Nova Iguaçu, acontece a aula “O novo ensino médio: quem ganha e quem perde”. Além de debater o tema, o público poderá explorar a mostra Nós do mundo, que discute o consumismo e a degradação ambiental. De 26 a 28, o Ciência Móvel irá agitar Praia Grande (SP) com oficinas, jogos, mostra de vídeos, sessões de planetário e apresentações teatrais. Outras exposições do museu que estão em cartaz incluem Biodiversidade e Saúde, no Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite, em Limeira (SP); Vias do Coração, no Centro de Ciências de Juiz de Fora, em Juiz de Fora (MG); e a mostra voltada ao público infantil Aventura pelo Corpo Humano, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis. No MVF, além das atividades regulares, também tem novidade: o retorno do Encontro de Professores, no dia 28. Confira mais detalhes.

Residência conecta arte e agricultura – Residências unindo artistas e cientistas têm se multiplicado em várias partes do mundo. O Brasil, no entanto, ainda contribui timidamente para esse fenômeno, com algumas raras iniciativas dessa natureza. Uma delas vai acontecer de 23/7 a 20/8 na Serra da Mantiqueira, na sede da Silo - Arte e Latitude Rural, organização dedicada a promover o diálogo entre o campo e a cidade, por meio da arte, ciência e tecnologia. No âmbito do programa Resiliência: Residência Artística, que nessa 5ª edição se volta às conexões entre arte e agricultura, a Silo convida artistas e curadores de origem camponesa, residentes no campo ou que realizam pesquisa ou que tenham uma produção sobre aspectos da agricultura e do meio rural a participarem. As inscrições ficam abertas até 15/5. Os selecionados receberão passagem, alojamento, alimentação e a quantia de R$ 2.000,00. Mais informações.

Divulgação científica para equidade e justiça – Em 13 de março, o mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e a especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, ambos da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), promoveram uma aula aberta conjunta sobre Divulgação Científica para Equidade e Justiça, com Alan Alves Brito, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Angela M. Calabrese-Barton, professora de Estudos Educacionais na Universidade de Michigan (EUA). Alves Brito desenvolveu o tema “Encontro de saberes: educação e divulgação das ciências na perspectiva antirracista” e Calabrese-Barton falou sobre o “YESTEM project (Justice-oriented Informal STEM Learning)”. O vídeo do evento está disponível no canal da COC no YouTube.

 

Eventos    

Ciência para a sociedade – Com o instigante tema “O que esperamos das ciências em prol da sociedade: pesquisa, ensino e extensão”, acontece de forma on-line o III Congresso Latino-americano de Estudos Científicos, de 23 a 27/10. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 1/7 clicando aqui

11ª conferência sobre impacto social da ciência – Estão abertas as inscrições para a conferência promovida pela Network for Advancing & Evaluating the Societal Impact of Science, que será realizada em Halifax (Canadá), de 19 a 21/6. Dois exemplos de tópicos que serão abordados no evento são: “Demonstrando e avaliando o impacto social da ciência” e “Colaboração entre ciência e sociedade para maior impacto”. Para se inscrever, acesse.

 

Oportunidades    

Bolsas para RedPOP – O Instituto Serrapilheira e a RedPOP2023 lançaram um edital de bolsas para o congresso da rede, que acontece no Rio de Janeiro, de 10 a 16/7. São até 33 bolsas individuais para brasileiros e estrangeiros, da América Latina e do Caribe. Há bolsas parciais, que contemplam o valor da inscrição, e integrais, que englobam o valor da inscrição, passagem e hospedagem. Para se candidatar, é preciso ter trabalho aprovado para participação no evento – além de outros critérios. Confira o edital.

Treinamento para vídeos curtos – É difícil imaginar um mundo sem mídia social, muito menos sem vídeos – para o bem e para o mal. Para quem quer fazer divulgação científica por meio de “vídeos de ciência cativantes para mídias sociais”, usando um smartphone, esse treinamento gratuito oferecido por Jacotte Brokken pode ser um bom começo. Acontece em 19/4, às 7h, on-line. Mais informações.

Tem uma sugestão de notinha para a próxima edição do boletim Ciência & Sociedade? Oba! Envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


----------------------------------------------------------------------------------------------

Ciência & Sociedade é o informativo eletrônico do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Editores de Ciência & Sociedade: Carla Almeida e Marina Ramalho. Redatores: Luís Amorim e Rosicler Neves. Projeto gráfico: Barbara Mello. Informações, sugestões, comentários, críticas etc. são bem-vindos pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para se inscrever ou cancelar sua assinatura do Ciência & Sociedade, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..        

     

* A seção Especial Desinformação é uma iniciativa do projeto “O desafio da desinformação em saúde: compreendendo a recepção para uma melhor divulgação científica”, contemplado pelo Programa Proep 2022, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e do CNPq.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça