Por Julianne Gouveia e Melissa Cannabrava

O Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida Fiocruz (COC/Fiocruz) marcou presença na conferência Public Communication Of Science and Technology 2023 (PCST), que aconteceu de 11 a 14 de abril em Roterdã (Países Baixos).

Os pesquisadores Luís Amorim, Carla Almeida e Marina Ramalho participaram do evento com quatro trabalhos: "'Covid-19 care Kit': a social controversy discussed by the public with scientific arguments used both to assert and to denu a health treatment" - "'Kit Covid': uma controvérsia social discutida pelo público  com argumentos científicos tanto para defender quanto para negar um tratamento médico" (Marina Ramalho), "Readers' comments as a public arena for the acrutiny of science: a study of science news comments in two Brazilian newspapers during the Covid-19 pandemic" - "Comentários de leitores como uma arena pública para o escrutínio da ciência: um estudo sobre comentários em notícias de ciência em dois jornais brasileiros durante a pandemia de Covid-19" (Carla Almeida), "Memes and pandemic: a study on reception and strategies for science communication (Memes e pandemia: um estudo sobre recepção e estratégias para a divulgação científica" (Luís Amorim e Marina Ramalho) e "A study of disinformation and science: the credibility and importance of information sources" - Um estudo sobre desinformação e ciência: a credibilidade e importância da fonte de informação (Luís Amorim).

Carla Almeida participou ainda da mesa-redonda "Science-Theatre in the Context of Science Communication: Opportunities and Challenges" - Ciência e Teatro no contexto da divulgação científica: oportunidades e desafios.

O PCST é um dos eventos de divulgação científica e pesquisa em comunicação para ciência e tecnologia mais importantes do mundo. A realização dos estudos apresentados e a participação dos pesquisadores contou com recursos do edital Proep/COC/CNPq e da Faperj.

Fotos: Acervo pessoal

Publicado em 17 de abril de 2023.