Ir para o conteúdo

A programação do Museu da Vida Fiocruz traz para a discussão um assunto urgente. Junho é o Mês do Meio Ambiente por aqui e, além de nossas exposições, visitas e atividades ao ar livre, teremos algumas ações especiais dentro da nossa programação - inclusive, um seminário!

Em junho, também vamos participar da MuseumWeek 2023, que nos inspira a falar sobre o tema 'Cultura e Natureza'  em diversos conteúdos virtuais. Um deles é uma live sobre saúde indígena. Que tal aproveitar pra seguir a gente nas redes? Teremos conteúdos exclusivos no InstagramFacebookTwitterYouTube e também no Portal Invivo!

O Museu da Vida Fiocruz funciona de terça a sexta, das 9h às 16h30. O agendamento só é necessário para grupos acima de dez pessoas. Quem vem sozinho ou com um grupo menor não precisa agendar - sim, é só chegar e se divertir! Planeje sua visita e aproveite, sem esquecer de fotografar tudo e marcar a gente nas redes! 

O Museu da Vida Fiocruz é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, e Fiocruz, com gestão cultural da SPCOC. Conta com o patrocínio da Enauta, Santander, Dataprev, Concremat, Fresenius, Technip FMC, RIOgaleão e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

Atividades presenciais

Atenção: o Museu da Vida Fiocruz estará fechado ao público durante as celebrações de Corpus Christi (08 e 09 de junho). O atendimento ao público será retomado em 13 de junho.

 

Eventos

Mês do Meio Ambiente
Quando: de 1 a 31 de junho
Onde: diversos espaços

Confira a programação completa.

 

 

Exposições

Vida e saúde: relações (in)visíveis + Visita ao Conjunto Histórico da Fiocruz 
Quando: 9h, 10h30, 13h30 e 15h 
Onde: Praça Pasteur, Prédio da Cavalariça, Castelo Mourisco 
Idade: Livre 

Essa atividade educativa proporciona ao visitante do Museu da Vida uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o processo histórico da saúde pública brasileira e as pesquisas científicas realizadas em seu âmbito a partir do empreendimento do Instituto que veio a ser tornar a atual Fundação Oswaldo Cruz. O público é recebido para a atividade na Praça Pasteur, onde tem início a visita ao Conjunto Histórico da Fiocruz, o qual será explorado na mediação: informações sobre o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos como o Pavilhão da Peste (Relógio), Cavalariça e Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos (mais conhecido como Quinino). Em seguida, é convidado a contemplar o Pavilhão Mourisco (Castelo). Características dos prédios são destacadas junto a uma contextualização histórica do empreendimento, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre os seus aspectos funcionais e simbólicos. Também faz parte da atividade a visitação da exposição 'Vida e saúde: relações (in)visíveis', que apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. 
Obs.: recomendamos o uso de calçados confortáveis.
* Visitação mediada. Público limitado a 45 espectadores por grupo.

 

Rios em Movimento
Onde: Salão de Exposições Temporárias

'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

 

 

Teatro e vídeo

Esquete 'Conferência Sinistra' + Oficina de Charges (Atividade mediada)*
Quando: terças, 10h30 e 13h30*
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 10 anos
Duração: 60 minutos

O que acontece quando as doenças se encontram para bater um papo? Uma "Conferência sinistra"! Febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX, viram personagens desta intervenção teatral e, com muito humor, conversam sobre os males que causam à saúde, revelando seus temores em relação às medidas de combate lideradas pelos médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. A cena foi extraída da peça teatral 'Oswaldo Cruz em revista', de Gustavo Ottoni, inspirada nas charges que foram publicadas nas revistas e nos periódicos da época. O objetivo é estimular a plateia à discussão sobre as obras do passado à luz de seu contexto histórico e social e refletir sobre publicações e questões atuais através de charges publicadas em jornais, revistas, sites e redes sociais. Ao final da esquete, o público é convidado a desenhar sua própria charge, em cima de alguma questão atual que queira questionar / apontar / criticar.

* Público limitado a 45 espectadores. Haverá distribuição de senhas antes do espetáculo.

 

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: quartas e quintas, 10h30 e 13h30
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 12 anos
Duração: 30 minutos

Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

 

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: sextas, 10h30 e 13h30
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 8 anos

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

 

Exibição: Websérie Invasores
Quando: dias 07/06 (8h), 20/06 (13h) e 29/06 (9h)
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

 

 

Atividades externas

Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

 

Atividades virtuais

 

Eventos

MuseumWeek 2023
Quando: de 5 a 11 de junho
Onde: canais digitais do Museu da Vida Fiocruz (InstagramFacebookTwitterYouTube e Portal Invivo)

Por mais um ano, o Museu da Vida Fiocruz participa da MuseumWeek, evento global que envolve museus de todo o mundo em ações virtuais e presenciais, motivadas por sete hashtags. O evento vai ser aberto no MVF em 5 junho, às 14h, com a live 'Saúde Indígena: roda de conversa entre a Pajé Dirce Kaingang, educadores e estudantes'. Saiba mais sobre a MuseumWeek 2023 no Museu da Vida Fiocruz.

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: atividades extra-muros

Exposição 'Aventura pelo Corpo Humano'
Quando: de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30
Onde: Palácio Itaboraí - Fiocruz (R. Visc. de Itaboraí, 188 - Valparaíso, Petrópolis - RJ) 
Idade: livre
Entrada gratuita

Como funciona o corpo humano? A exposição itinerante do Museu da Vida Fiocruz  'Aventura pelo corpo humano' convida os visitantes para uma viagem divertida e instigante. 
* Para grupos com mais de cinco pessoas, é preciso fazer o agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Exposição 'Biodiversidade e Saúde'
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h* 
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP) 
Idade: livre
Entrada gratuita

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. 
* Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893

 

Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h as 12h, tarde - 14h as 18h e noite - 19h as 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h as 21h, sábados - 14h as 17h e domingo - 9h as 12h)
Onde:  Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914. 

 

Créditos: Gabriela Andrade

Publicado em 31 de maio de 2023.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça