Por Melissa Cannabrava e Teresa Santos

Crédito: Phillipe Marchon

Em 7 de outubro, o Museu da Vida Fiocruz celebrou o Dia das Crianças com um sábado repleto de diversão e aprendizado. O evento 'Brincando com Ciência' encantou o público com uma programação especial que incluiu atividades lúdicas e educativas, regada a pipoca e algodão doce, proporcionando momentos memoráveis para as quase mil pessoas que passaram pelo campus Fiocruz Manguinhos.

O MVF abriu suas portas durante todo o dia e recebeu visitantes curiosos e animados para explorar o mundo da ciência, da arte, da cultura e, claro!, das brincadeiras. Com um vasto leque de atrações, os visitantes puderam assistir a sessões com recursos de tecnologia assistiva dos espetáculos (libras e audiodescrição) 'É O Fim da Picada!' e 'Paracelso, O Fenomenal'. A visitante Ane Barros gostou do que viu. "A Fiocruz é um local que eu gosto muito de visitar, mas, em geral, a gente vem com a família em campanha de vacinação. É a primeira vez que a gente vem para conhecer o Museu da Vida Fiocruz. Gostamos bastante. O teatro foi bem divertido. Foi um dia para curtir com os afilhados, e a gente também aproveitou e aprendeu um pouquinho", contou.

Crédito: Ana Claudia Vidal

Assim como ela, quem visitou o Museu da Vida Fiocruz durante o 'Brincando com Ciência' também pôde adentrar o famoso Castelo Mourisco, ouvir histórias fascinantes sobre mulheres cientistas com o 'Realejo Científico' e aprender sobre cuidados com a higiene bucal na atividade 'Vamos Escovar os Dentes?'. As exposições 'Rios em Movimento' e 'Vida e Saúde: Relações (In)visíveis' e os aparatos do Parque da Ciência também receberam público ao longo de todo o dia.

Crédito: Phillipe Marchon

A Pirâmide fez sucesso entre a família de Alan Serrano, que visitou o Museu da Vida Fiocruz com esposa, filho e sobrinhos. "Foi a primeira vez que vim ao Museu da Vida Fiocruz. Achei muito interessante a parte dos olhos na Pirâmide, o mediador explicou como a imagem se forma de cabeça para baixo no olho humano e como o cérebro faz para que a gente consiga ver a imagem do modo 'certo'. Eu não tinha noção disso e achei muito interessante. As crianças gostaram também. Elas gostaram do microscópio. O meu filho também gostou do corpo humano, tudo a respeito do corpo humano ele gosta. Ele veio aqui e pediu logo para ver isso".

Crédito: Phillipe Marchon

Foram realizadas ainda uma oficina de pipas e outra de cordel, oferecida pelo coletivo Experimentalismo Brabo, de Manguinhos. "Trouxemos a temática ‘brincadeiras do nosso território’. Então, ao mesmo tempo em que explicamos o que é o cordel enquanto sistema literário brasileiro, fizemos isso provocando os participantes a falarem um pouco sobre o que são e o que foram as brincadeiras deles. Dessa troca, a gente tirou os versos de cordel para construir uma produção coletiva após a oficina", ​explicou Leo Salo, cordelista e membro do Experimentalismo Brabo.

Para além de um dia de diversão e aprendizado, o 'Brincando com Ciência' também permitiu que os visitantes desfrutassem da beleza da natureza, já que o campus Fiocruz Manguinhos oferece uma área verde de 18 mil metros quadrados na Zona Norte do Rio de Janeiro. A Trilha Científica Oswaldo Cruz recebeu grupos de visitantes, que puderem conferir de perto alguns dos exemplares curiosos que existem no campus, como as espécies saponáceas.

Crédito: Phillipe Marchon

Alessandro Batista, coordenador do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz, comemorou a participação dos visitantes durante o 'Brincando com Ciência': "Foi um sucesso. Tivemos público intenso, em todas as atividades, as exposições lotadas. Foi muito bacana, com um fluxo enorme de famílias", comentou. Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz enfatizou que o evento era uma oportunidade para que pessoas de todas as idades pudessem desfrutar de alegria e conhecimento, além de um convite para que os adultos revivessem sua infância: "É uma festa, inclusive para quem não é mais criança poder voltar a ser. Essa é uma das nossas intenções."

'Brincando com Ciência - Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz' é uma iniciativa do Ministério da Cultura, Governo Federal e Fiocruz, com gestão cultural da SPCOC. O evento contou com o patrocínio de empresas como Enauta, Santander, Dataprev, Concremat, Fresenius, Technip FMC, RIOgaleão e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fotos: Phillipe Marchon e Ana Claudia Vidal

Publicado em 10 de outubro de 2023.