Ir para o conteúdo
Credito: Vitor Vogel

Dizem que o ano só começa depois do carnaval... Aqui no Museu da Vida Fiocruz, entramos em março com a programação bem recheada! Entre os destaques, ficam as atividades realizadas ao longo de diversos sábados do mês, como visitas, ações temáticas pela Semana do Cérebro, Trilha Científica, teatro, seminário... Ufa! É muita coisa mesmo! E o melhor é que é tudo de graça!

Ah! Voltamos ao nosso horário normal de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h. Não é necessário fazer agendamento para nos visitar - exceto para o caso de grupos  acima de dez pessoas, que devem entrar em contato com a gente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3865-2128. O atendimento ao público para contatos de agendamento acontecem de terça a sexta, das 9h às 16h30.

Quer planejar sua visita? Faça o download do nosso app para melhorar sua experiência de visitação! O aplicativo do Museu da Vida Fiocruz está disponível para Android e iOS.

E lembre-se de compartilhar com a gente aquelas fotos maravilhosas que você fizer durante sua visita usando usando as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado! Sua foto pode ser compartilhada nas nossas redes sociais, sabia?

 

Atenção!

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!



Eventos

Seminário 'Desafios da Desinformação e Possibilidades para a Divulgação Científica' + Aula Inaugural: cursos de especialização e mestrado do Museu da Vida Fiocruz
Quando: 11 a 13/03 (segunda a quarta)
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz

Com participação de pesquisadores de diversas áreas, o evento aborda, através de palestras e oficinas, a circulação desenfreada de desinformação e suas graves consequências para a sociedade, em diferentes aspectos. Programação completa em breve.
Não é necessário realizar inscrição prévia.

 

Semana do Cérebro 2024
Quando: 12 a 16/03 (terça a sábado)
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: Público livre

Em mais um ano de participação deste evento internacional, o Museu da Vida Fiocruz oferece aos visitantes diversas atividades lúdicas, destinadas a todos os públicos, para destacar os benefícios e avanços relacionados aos estudos das neurociências. Não é necessário realizar inscrição prévia. Confira a programação completa aqui.

 

Sábado de Teatro: É o Fim da Picada 
Quando: 30/03 (sábado), às 11h e às 13h30
Onde: Tenda Ciência Virgínia Shall 
Idade: a partir dos 12 anos 

Com duas apresentações especiais no sábado, o humor é a principal estratégia da esquete 'É o Fim da Picada' para sensibilizar o público sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

 

 

Atividades externas e visitas

Caminhada Histórica
Quando: 02/03 (sábado), às 10h50
Onde: Centro de Recepção (Saída)
Idade: a partir dos 8 anos

A Caminhada Histórica apresenta a trajetória da Fiocruz, sua transformação e importância dos prédios, praças e estátuas dentro do Campus Manguinhos e o contexto de saúde pública na visita ao Castelo da Fiocruz.

 

Trilha Científica Oswaldo Cruz 
Quando: 09/03 (sábado), às 10h50
Onde: Centro de Recepção - Painel Glauco Rodrigues (saída)
Idade: a partir de 8 anos 

Você já viu um sabonete de soldado? Já cheirou um Chichá fedorento? Na Trilha Científica Oswaldo Cruz, o visitante conhece diversas espécies de plantas e descobrir várias curiosidades sobre elas. Tem a oportunidade ainda de refazer os passos de importantes cientistas que, no início do século 20, desciam na estação de trem do Amorim (atual Estação de Manguinhos) e andavam até o Castelo, onde ficavam os laboratórios.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

Visita ao Castelo da Fiocruz*
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h, mediante retirada de senha no Centro de Recepção. A visitação de terça a sexta tem duração de uma hora, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h. Aos sábados, as visitas duram 40 minutos, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10.
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Idade: livre

Neste espaço de visitação, o público pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. 

*Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

 

Exposições

Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h (para visitar, é preciso checar os horários e retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)
Onde: Sala 308 - Castelo da Fiocruz
Idade: livre

Exposição ‘Aedes: Que mosquito é Esse?’ é aberta para visitação no Castelo da Fiocruz. Em sua versão completa, a mostra convida o público a refletir sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. Composta por painéis, vídeos, jogos, aparatos e instrumentos científicos, a mostra apresenta também uma escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. A ida à exposição pode contemplar também uma visita ao Castelo. Mais informações aqui.

* Aos sábados, a distribuição de senhas acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição 'Vida e Saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

 

Teatro

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças, quartas e quintas-feiras, às 11h e às 13h30. Sessões extras: sábado (30/03), às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos

Nesta esquete, o humor é a principal estratégia desta esquete para sensibilizar o público sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: Atividade extramuros

Ciência Móvel: Cambuquira (MG) 
Quando: 20 a 23 de março (horário: das 8h às 11h e das 13h às 16h) 
Onde: Ginásio Poliesportivo Barilão, Cambuquira –MG (Endereço: Av. Floriano Peixoto, 320, Cambuquira – MG)
Entrada gratuita

O Ciência Móvel estará em Cambuquira (MG) entre os dias 20 e 23 de março. Na programação, exposições, aparatos, vídeos científicos e muito mais. A expectativa é que o museu itinerante, que atende a públicos de diversos municípios da região Sudeste desde a sua criação em 2006, ultrapasse já na primeira viagem do ano a marca de 1 milhão de visitantes. O evento acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Cambuquira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e é gratuito. Mais informações aqui

 

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893


Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h) Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.

 

Exposição Desvendando o Aedes (Eusébio - CE)
Quando: De segunda a sexta, de 8h30 às16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Onde: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE)
Idade: livre
Entrada gratuita

Na Fiocruz Ceará, o público pode conferir uma versão compacta da exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’. Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito.

 

 

Publicado em 28 de fevereiro de 2024.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça