De 12 a 16 de março, o Museu da Vida Fiocruz participa da Semana do Cérebro, uma iniciativa internacional que destaca os benefícios e avanços relacionados aos estudos do cérebro. Neste ano, todas as atividades serão realizadas na Pirâmide do Parque da Ciência, no campus Fiocruz Manguinhos. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar.

Estão programadas diversas atividades ligadas ao tema 'O cérebro que me habita'. Entre as atrações, se destacam o painel 'Fiocruz Faz História – curiosidades sobre o cérebro de um gênio' e as atividades 'Neurônios: somos movidos a eletricidade!' e "O fantástico mundo dos neurotransmissores!". Todas as atrações serão oferecidas no horário de funcionamento normal do museu, que fica aberto ao público de terça a sexta, das 9h às 16h30, e no sábado, das 10h às 16h.

Participe e descubra mais sobre o cérebro no Museu da Vida Fiocruz! Confira a programação completa!

A Semana do Cérebro é organizada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e integra a Brain Awareness Week (BAW), uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Foundation em diversos países do mundo.

Semana do Cérebro no Museu da Vida Fiocruz 2024 (12 a 16/03)

Painel Fiocruz Faz História
Quando: 12 a 16/03 (terça a sábado)
Idade: Público livre

A imagem emblemática da recepção de Albert Einstein por Carlos Chagas no Castelo da Fiocruz servirá como ponto de partida para explorar questões fundamentais: qual é o verdadeiro significado de ser cientista? Será necessário possuir um cérebro especial para gerar conhecimento científico? A prática científica é verdadeiramente equitativa?

Animais e Cérebros Curiosos
Quando: 13, 14 e 16/03 (quarta, quinta a sábado)
Onde: Sala de Experimentação da Pirâmide / Parque da Ciência
Idade: Público livre

Venha descobrir as distinções entre o cérebro humano e o de outros animais, como jacarés, cachorros, aves e coelhos. Nesta atividade, exploraremos as peculiaridades e curiosidades de cada um desses cérebros, além de debater suas semelhanças e diferenças em relação ao cérebro humano.

Neurônios: Somos Movidos a Eletricidade?
Quando: 13, 14 e 15/03 (quarta, quinta a sexta)
Onde: Câmara Escura da Pirâmide / Parque da Ciência
Idade: Público livre

Vamos explorar como o nosso cérebro coordena as funções do nosso corpo. O que exatamente é um neurônio e qual é o seu papel crucial? Como os neurônios se comunicam e como nossos sentidos são processados? Além disso, por que experimentamos dor e quais são as doenças associadas a distúrbios do sistema nervoso? Através dessas perguntas, vamos desvendar a importância do neurônio em nossas vidas.

A química do Cérebro: O Fantástico Mundo dos Neurotransmissores!
Quando: 12, 13, 14, 15 e 16/03 (terça - manhã, quarta, quinta - manhã, sexta e sábado)
Idade: Público livre

Por meio da exploração da química do cérebro e de suas estruturas moleculares, discutiremos os enigmas da química cerebral, ressaltando sua relevância para compreender situações cotidianas além de desmistificar e tornar acessíveis os conceitos e fenômenos químicos que ocorrem em nosso cérebro.

Desvendando o Cérebro
Quando: 13, 15 e 16/03 (quarta, sexta e sábado)
Idade: Público livre

Nesta atividade destinada ao público infantil, a arte é empregada como uma ferramenta para compreender o funcionamento e as estruturas do cérebro. Ao montar e colorir um capacete em formato de cérebro, as crianças terão a oportunidade de aprender sobre cada região do cérebro e suas diversas funções associadas.

Evolução do cérebro Humano no olhar da arqueologia
Quando: 12, 13, 14, 15 e 16/03 (terça a sábado)
Onde: Sala de Experimentação da Pirâmide / Parque da Ciência
Idade: Público livre

Com base em evidências arqueológicas e indicadores de inteligência entre várias espécies de hominídeos, exploraremos a evolução do cérebro humano, utilizando modelos de crânios de diferentes épocas e discutiremos questões intrigantes, tais como: "O nosso cérebro sempre foi assim?" "O que impulsiona as modificações cerebrais ao longo do tempo?" e "Qual é o papel do fogo na evolução do cérebro humano?"

Foto: Julianne Gouveia

Publicado em 08 de março de 2024.