Ir para o conteúdo
Avental de Histórias - Oswaldo e seu Castelo. Créditos: Peter Ilicciev

 

Chegou o mês de abril! Junto com as temperaturas mais amenas, também já estão por aqui um monte de novidades na nossa programação! Vai rolar evento sobre Aedes aegypti, contação de histórias, diversas atividades educativas... Sem contar aquelas ações que você já conhece: exposições, atividades ao ar livre e a visita ao Castelo da Fiocruz que todo mundo ama! Já estamos ansiosos pra receber nossos visitantes, que podem aproveitar de graça esse patrimônio brasileiro da ciência e da saúde!

O Museu da Vida Fiocruz está aberto ao público de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h. Não é necessário fazer agendamento para nos visitar - exceto para o caso de grupos  acima de dez pessoas, que devem entrar em contato com a gente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3865-2128. O atendimento ao público para contatos de agendamento acontecem de terça a sexta, das 9h às 16h30.

Antes de nos visitar, que tal dar uma olhada mais de perto nas nossas atividades? Faça o download do app do Museu da Vida Fiocruz e aproveite ainda mais sua experiência de visitação! Nosso aplicativo está disponível para Android e iOS.

Ah! Se você fez fotos lindas por aqui, lembre-se de mostrar pra gente! É só marcar nossa @museudavidafiocruz e usar as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado! Sua foto pode ser compartilhada nas nossas redes sociais! 

A programação mensal de atividades é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Entre as atrações, está a exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’, que conta com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, e o patrocínio da SC Johnson.

 

 

Atenção!

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!



Eventos

Sai, Aedes!: Dia Mundial da Saúde no Museu da Vida Fiocruz
Quando:  06/04 (sábado), das 10h às 16h 
Onde: Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ) 
Idade: Público livre 

Não é necessária inscrição prévia. Confira a programação completa.

 


Encontro com Professores no Museu da Vida Fiocruz
Quando: 25/04 (quinta), das 9h às 12h
Onde: Centro de Recepção (ponto de encontro)

Atenção, professores e professoras! Venham conhecer mais sobre a dengue e o mosquito Aedes aegypti neste encontro especial realizado no Museu da Vida Fiocruz! Inscrições abertas em bit.ly/encontroabril24. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Avental de História: Oswaldo e seu Castelo
Quando: 27/04 (sábado), às 11h30 e 14h30
Onde: Castelo da Fiocruz
Idade: a partir dos 4 anos 

A história revela a trajetória do cientista Oswaldo Cruz e o nascimento do Castelo Mourisco, cartão-postal do campus Fiocruz Manguinhos.

 

 

Atividades educativas

Câmara Escura 
Quando: Quartas e sextas, das 9h às 16h30; sábado (20/04), às 10h e às 15h
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: livre

Nesta atividade, o visitante vai poder explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona e se divertirá com sombras coloridas. 

 

Bancada de Pasteur 
Quando: Terças e quintas, das 9h às 16h30
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 5 anos 

Atividade educativa estimula a curiosidade das crianças por meio de experimentos de química que utilizam balões, ácidos e velas, entre outros apetrechos, para discutir o tema de forma acessível e divertida. 

 

Sala de Experimentação 
Quando: Terças e quintas, das 9h às 16h30
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 5 anos

Participe de atividades lúdicas para conhecer o cérebro de diferentes animais e aprender um pouco sobre corpo humano. 

 
Há Vida na Gota D'Água?
Quando: Quartas e sextas, das 9h às 16h30; sábado (13/04), às 11h e às 14h30
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 5 anos 

Ao observarem amostras em microscópios, os visitantes são convidados a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecer uma parcela do mundo microscópio em uma gota d´água.

 

 

Visitas

Visita ao Castelo da Fiocruz*
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h, mediante retirada de senha no Centro de Recepção. A visitação de terça a sexta tem duração de uma hora, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h. Aos sábados, as visitas duram 40 minutos, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10.
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Idade: livre

Neste espaço de visitação, o público pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. 

*Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

 

Exposições

Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h (para visitar, é preciso checar os horários e retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)
Onde: Sala 308 - Castelo da Fiocruz
Idade: livre

Exposição ‘Aedes: Que mosquito é Esse?’ é aberta para visitação no Castelo da Fiocruz. Em sua versão completa, a mostra convida o público a refletir sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. Composta por painéis, vídeos, jogos, aparatos e instrumentos científicos, a mostra apresenta também uma escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. A ida à exposição pode contemplar também uma visita ao Castelo. Mais informações aqui.

* Aos sábados, a distribuição de senhas acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição 'Vida e Saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

Mostra Audiovisual: O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e Vozes na Terra Yanomami
Quando: A partir de 30/04. Visitação de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção

A Mostra Audiovisual "O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e vozes na Terra Yanomami" é uma jornada visual pela Terra Indígena Yanomami, apresentando materiais produzidos pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território. 
Entrada gratuita. Não é necessário agendar para visitar.

 

 

Teatro

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças, quartas e quintas-feiras, às 10h30 e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos

Nesta esquete, o humor é a principal estratégia desta esquete para sensibilizar o público sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: Atividade extramuros

 

Ciência Móvel: Quadra da Mangueira (RJ) 

Quando: 26 de abril, das 9h às 16h30 
Onde: Quadra da Mangueira (Rua Visconde de Niterói, 1072 - Mangueira, Rio de Janeiro – RJ) 
Idade: livre
Entrada gratuita

O Ciência Móvel estará na quadra da Estação Primeira de Mangueira, na Zona Norte (RJ), para a ‘Ação Social de comemoração do Aniversário de 96 anos da escola de samba Mangueira’ (data celebrada oficialmente no dia 28 de abril). O evento é gratuito e para toda a família. Mais informações aqui.

 

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893


Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h) Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.

 

Exposição Desvendando o Aedes (Eusébio - CE)
Quando: De segunda a sexta, de 8h30 às16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Onde: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE)
Idade: livre
Entrada gratuita

Na Fiocruz Ceará, o público pode conferir uma versão compacta da exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’. Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito.

 

 

Publicado em 28 de março de 2024.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça