Ir para o conteúdo

 

Junho já chegou aqui no Museu da Vida Fiocruz! A festa continua com muitas atividades educativas por aqui, como a Caminhada Hstórica, a Trilha Científica Oswaldo Cruz, espetáculos e uma visita mediada em Libras ao Castelo da Fiocruz!

O Museu da Vida Fiocruz está aberto ao público de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h. Não é necessário fazer agendamento para nos visitar - exceto para o caso de grupos  acima de dez pessoas, que devem entrar em contato com a gente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3865-2128. O atendimento acontece de terça a sexta, das 9h às 16h30.

Para aproveitar ainda mais a sua visita, faça o download do app do Museu da Vida Fiocruz! Nosso aplicativo está disponível para Android e iOS.

Agora, você já pode levar pra casa uma lembrança da sua visita! Adquira produtos do Museu da Vida Fiocruz na Lojinha do Museu e ajude a gente a financiar nossos projetos!

Fez fotos incríveis por aqui? Lembre-se de marcar a gente com @museudavidafiocruz e as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado! Sua foto pode ser compartilhada nas nossas redes sociais! 

A programação mensal de atividades é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

Atenção!

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!

O Lojinha do Museu estará fechada ao público em 01/06 (sábado) para obras de manutenção.

No dia 22/06, a exposição 'Aedes: Que Mosquito É Esse?' estará fechada ao público devido a reparos na rede de energia.

 



Eventos

Visita em Libras ao Castelo Mourisco 
Quando: 01/06 (sábado), às 11h30 e 14h30
Onde: Castelo 
Idade: livre

Conheça o Castelo da Fiocruz, sua história e arquitetura numa visita especial em Libras (Língua Brasileira de Sinais)! A visita será realizada por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.
Distribuição de senha por ordem de chegada no Centro de Recepção do Museu da Vida. Público limitado a 45 visitantes por grupos.

 

Praticando Ecologia 
Quando: 01/06 (sábado), às 10h30, 11h30, 13h30 e 14h30
Onde: Pirâmide  
Idade: a partir dos 10 anos

Parte da Semana do Meio Ambiente, este jogo estimula a conversa sobre como se comportam alguns animais do Cerrado, como capivaras e onças, e de que forma o acesso à água disponível no ambiente influencia no crescimento e reprodução dessas populações de forma dinâmica. A atividade tem como objetivo iniciar crianças, jovens e famílias no pensamento ecológico que embasa diversos estudos científicos de manejo de áreas naturais. É ainda uma forma de começar a pensar sobre a importância de cada elemento da natureza no equilíbrio dinâmico e delicado que determina a saúde dos ecossistemas.
A atividade é fruto do projeto 'Praticando Ecologia e Integrando Saberes nas Escolas' (Unirio).

 

Visita ao Horto Fiocruz
Quando: 06/06 (quinta), das 9h às 10h30 e 13h30 às 15h
Onde: Horto Fiocruz
Idade: a partir dos 7 anos

Visita a Central de Saneamento Szachna Eliasz Cynamon. Pontos a serem visitados: Visita na Compostagem + Horto Fiocruz. A atividade de educação ambiental deste dia consistirá em apresentar para o público-alvo como é realizada a Compostagem na Fiocruz e de que forma essa técnica poderá ser reproduzida nas residências. A compostagem é a “reciclagem da matéria orgânica e na instituição, o objetivo é promover o descarte correto dos resíduos de podas, capina e varrição do campus, a fim de diminuir os impactos ambientais negativos em aterros sanitários. Além disso, a produção de composto orgânico (resultado final da compostagem) abastece a manutenção das áreas verdes campus Manguinhos e é utilizado na produção de mudas de plantas do Horto Fiocruz.

 

Peça 'Experimentalismo Nao Tão Clássico'
Quando: 08/06 (sábado), às 10h30
Onde: auditório  
Idade: livre

Neste espetáculo, o coletivo Experimentalismo Brabo apresenta as memórias e as histórias dos atores e das manifestações culturais de um dos territórios vizinhos da Fundação Oswaldo Cruz.

 

 

Sábado de Teatro: É o Fim da Picada 
Quando: 08/06 (sábado), às 11h e às 13h30
Onde: Tenda Ciência Virgínia Shall 
Idade: a partir dos 12 anos 

Com duas apresentações especiais no sábado, o humor é a principal estratégia da esquete 'É o Fim da Picada' para sensibilizar o público sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

 

Trilha Científica Oswaldo Cruz
Quando: 08/06 (sábado), às 10h10 e às 14h
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade: a partir de 8 anos

Você já viu um sabonete de soldado? Já cheirou um Chichá fedorento? Na Trilha Científica Oswaldo Cruz, o visitante conhece diversas espécies de plantas e descobrir várias curiosidades sobre elas. Tem a oportunidade ainda de refazer os passos de importantes cientistas que, no início do século 20, desciam na estação de trem do Amorim (atual Estação de Manguinhos) e andavam até o Castelo, onde ficavam os laboratórios.

 

Arte & Saúde para Crianças
Quando: 15/06, das 10h às 16h
Onde: Parque da Ciência (área externa)  
Idade: a partir dos 5 anos

'Vamos escovar os dentes?' é um jogo colaborativo que representa uma trilha onde a criança é uma das peças. Contém informações sobre os hábitos e cuidados necessários para saúde bucal. Já o 'Jogo Time da Saúde' é um jogo cooperativo e sua proposta é apresentar informações sobre a atuação de diferentes profissionais de saúde em suas atividades cotidianas. A partir de diversas situações-problema, as crianças são motivadas a encontrarem os profissionais de saúde e, assim vão refletindo sobre a seguinte questão: qual deles pode atender a essa situação?

 

Rir é o melhor remédio
Quando: 15/06 (sábado), 10h30 e 11h30
Onde: no Centro de Recepção
Idade: a partir dos 5 anos

Breve sinopse: Com experiência de 7 anos realizando visitas em hospitais, Willwill traz um espetáculo “pocket” de 30 minutos com cenas de palhaçaria, onde apresenta exercícios, técnicas e ações para manter o bem-estar, a alegria e o riso em dia.

 

Caminhada Histórica
Quando: sábado (22/06), às 10h50 e às 14h30
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade: a partir dos 8 anos

A Caminhada Histórica apresenta a trajetória da Fiocruz, sua transformação e importância dos prédios, praças e estátuas dentro do Campus Manguinhos e o contexto de saúde pública na visita ao Castelo da Fiocruz.

Obs.: As visitas ao Castelo nos horários de 10h50 e 14h30 serão realizadas junto com a Caminhada Histórica.

 

Encontro com Professores
Quando: quinta-feira (27/06), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Centro de Recepção (ponto de encontro)

Formulários de inscrição disponíveis aqui.  

 

Meninas e mulheres na ciência com Ellen Grace e Rafa Reis
Quando: 29/06 (sábado), 10h30 e 11h30
Onde: no Centro de Recepção
Idade: a partir dos 8 anos

Breve sinopse: Baseadas no livro "Histórias para inspirar futuras cientistas", os visitantes do Museu Da Vida serão convidados a testar seus conhecimentos sobre importantes mulheres na ciência com jogos poéticos e interativos numa divertida roda lúdica de troca e aprendizagem.

 

Atividades educativas

Bancada de Pasteur 
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 5 anos 

Esta atividade educativa que estimula a curiosidade das crianças por meio de experimentos de química que utilizam, entre outros, balões, ácidos, velas para discutir o tema de forma acessível e divertida.

 

Câmara Escura 
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 5 anos 

Nesta atividade, o visitante vai poder explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona e se divertirá com sombras coloridas. 

 

Há Vida na Gota D'Água?
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 5 anos 

Ao observarem amostras em microscópios, os visitantes são convidados a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecer uma parcela do mundo microscópio em uma gota d´água.

 

Sala de Experimentação
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir de 5 anos

Participe de atividades lúdicas para discutir sobre o cérebro de diferentes animais e aprender um pouco sobre corpo humano. 

 

 

 

Visitas

Castelo da Fiocruz*
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h, mediante retirada de senha no Centro de Recepção. A visitação de terça a sexta tem duração de uma hora, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h. Aos sábados, as visitas duram 40 minutos, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10.
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Idade: livre

Neste espaço de visitação, o público pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. 

*Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

 

Exposições

Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h (para visitar, é preciso checar os horários e retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)
Onde: Sala 308 - Castelo da Fiocruz
Idade: livre

Exposição ‘Aedes: Que mosquito é Esse?’ é aberta para visitação no Castelo da Fiocruz. Em sua versão completa, a mostra convida o público a refletir sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. Composta por painéis, vídeos, jogos, aparatos e instrumentos científicos, a mostra apresenta também uma escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. A ida à exposição pode contemplar também uma visita ao Castelo. Mais informações aqui.

* Aos sábados, a distribuição de senhas acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Mostra Audiovisual: O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e Vozes na Terra Yanomami
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção

A Mostra Audiovisual "O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e vozes na Terra Yanomami" é uma jornada visual pela Terra Indígena Yanomami, apresentando materiais produzidos pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território. Saiba mais.
Entrada gratuita. Não é necessário agendar para visitar.

 

Parques por Um Fio - Pelas Linhas da Preservação
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h (a partir de 05/06)
Onde: Foyer

Encantadas pela beleza da série documental 'Parques do Brasil', realizada pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz em parceria com a EBC e o ICMBio, o grupo Linhas da Gamboa fez uma chamada a bordadeiras e bordadeiros de todo o Brasil para que expressem sua arte representando elementos que aparecem na série através do bordado. O resultado está na fauna e na flora e nas paisagens dos Parques Nacionais que são retratados por meio de 80 bordados delicados, que formam um belo acervo em defesa do Meio Ambiente.

 

Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição 'Vida e Saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

 

Teatro

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças, quartas e quintas-feiras (até 15/06), às 10h30 e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos

Nesta esquete, o humor é a principal estratégia desta esquete para sensibilizar o público sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: Atividade extramuros

Ciência Móvel: aniversário do Museu Nacional (UFRJ)
Quando: 9 de junho (domingo), das 10h às 16h
Onde: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ (próximo ao Museu Nacional)

O Ciência Móvel estará na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão/RJ, para o evento comemorativo pelos 206 anos do Museu Nacional/UFRJ. O público poderá conferir as atividades “Estamos Grávidos” , que aborda as diferentes fases da gestação e como se dá o desenvolvimento do feto em cada uma delas, e "Cuidado com os Insetos”,  que fala sobre os vetores de doenças como a dengue, zika e chikungunya e da doença de Chagas.  A entrada é gratuita e a classificação livre. Mais informações aqui.  

 

Ciência Móvel: Itaperuna (RJ)
Quando: dias 12 (9h às 12h e 13h30 às 16h30), 13 (9h às 12h, 13h30 às 16h30 e das 18h às 20h), 14 (9h às 12h e 13h30 às 16h30) e 15/06 (9h às 12h)
Onde: Centro Poliesportivo Itaperuna (Rua Luiz Carlos Ferreira Tirado, 148, Cidade Nova, Itaperuna - RJ)

Em viagem à cidade de Itaperuna, município do Noroeste Fluminense, o Ciência Móvel levará várias atrações dos módulos temáticos, como a bancada de microscopia e o aparato Girotec (um simulador de gravidade usado no passado para treinamento de astronautas). O evento acontece em parceria com a Prefeitura de Itaperuna, por meio de Secretaria Municipal de Educação, e é gratuito. Mais informações aqui.    

 

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893


Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h) Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.

 

 

Foto: Vitor Vogel

Publicado em 29 de maio de 2024.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça