O ano de 2025 começa cheio de atrações no Museu da Vida Fiocruz. Durante os meses de janeiro e fevereiro, é Temporada de Férias por aqui. Nossa programação foi pensada para proporcionar trocas, descobertas e, claro, muita diversão para crianças e famílias!
Na primeira semana de janeiro, você poderá participar de várias atividades educativas. Haverá, por exemplo, uma oficina que explora habilidades manuais e artesanais na confecção de modelos em papel do mosquito Aedes aegypti (Aedes no Palito) e bate-papo sobre diferentes fatores que impactam a nossa saúde (A Saúde e seus determinantes sociais).
Ao longo do mês, teremos também oficina de modelagem de células (Faça uma Célula), Caminhada Histórica, visita em Libras ao Castelo Mourisco e muito mais!
A agenda de teatro também está intensa! Confira abaixo os horários e programe-se para conferir as peças 'É o Fim da Picada!' e 'Paracelso: O fenomenal!'. A diversão é garantida!
Você poderá ainda andar no Trenzinho da Ciência, se encantar no Borboletário, descobrir várias curiosidades científicas na Pirâmide, explorar o Parque da Ciência e todos os seus aparatos e conhecer nossas exposições.
Em janeiro e fevereiro, o Museu da Vida Fiocruz estará aberto à visitação de terça a sábado, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Importante!
O Museu da Vida Fiocruz estará fechado no dia 01/01.
A Lojinha do Museu estará fechada para balanço na primeira semana de janeiro, reabrindo ao público em 07/01.
Durante a Temporada de Férias, que vai até fevereiro de 2025, o Museu da Vida Fiocruz terá um novo horário de funcionamento: da terça a sábado, das 10h às 16h. Os horários de algumas atrações também podem mudar. Confira a programação!
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
Destaques
Aedes no Palito
Quando: 04/01 (sábado), às 10h e 14h
Onde: Castelo Mourisco - Exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ (Sala 308)
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Esta atividade, que explora habilidades manuais e artesanais, propõe aos visitantes a produção de um modelo didático de papel que possibilita a identificação de características anatômicas do mosquito Aedes aegypti.
A Saúde e seus determinantes sociais
Quando: 04/01 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: livre
O que é saúde para você? O local em que você mora, a forma como você vive afetam sua saúde? Nessa oficina iremos descobrir o que são as determinações sociais da saúde e como elas impactam nosso bem viver, levando em conta aspectos culturais, sociorraciais, econômicos, alimentares, de moradia, escolaridade, entre outros.
Caminhada Histórica
Quando: 07/01 (terça), 15/01 (quarta) e 23/01 (quinta), às 10h
Onde: início no Centro de Recepção
Idade recomendada: livre
A Caminhada Histórica apresenta a trajetória da Fiocruz, sua transformação e importância dos prédios, praças e estátuas dentro do Campus e o contexto de saúde pública na visita ao Pavilhão Mourisco (Castelo). A Caminhada Histórica tem início no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Fato ou Fake na Ciência
Quando: 08/01(quarta) e 11/01 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: livre
O que são vacinas? Quantas vacinas você já tomou na vida? As vacinas são produtos imunológicos que ajudam o nosso corpo a se defender de doenças. Elas são uma proteção individual e coletiva. Em nossa atividade, vamos descobrir o que é verdade e o que é mentira sobre as vacinas.
Linha do Tempo
Quando: 16/01 (quinta), às 11h e 14h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Quais invenções, acontecimentos e personalidades fazem parte da nossa história? Qual a relação entre ciência e a saúde? Vamos conversar sobre tudo isso na visita à Cavalariça, na atividade ‘Linha do Tempo’.
Faça uma Célula
Quando: 18/01 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Nesta atividade de modelagem de uma célula animal, vamos conversar sobre saúde e curiosidades acerca do metabolismo humano. Também será uma oportunidade para observar tecidos de órgãos de mamíferos ao microscópio.
Sábado de Teatro: É o fim da Picada
Quando: 25/01 (sábado), às 11h e 13:30h
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya. A peça ocorre no espaço teatral Tenda da Ciência Virgínia Schall, com capacidade de 120 lugares.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Câmara Escura
Quando: 25/01 (sábado), às 10h e 15h
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: livre
Nesta atividade, o visitante terá a oportunidade de explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona. Ah, também vai poder se divertir com as sombras coloridas!
Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Quando: 25/01 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - língua brasileira de sinais. A visita será feita por uma educadora surda e contará com intérprete para o português.
Desvendando os Códigos
Quando: 28/01 (terça), às 10h e 15h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Conheça os diferentes códigos alfabéticos e numéricos do nosso Jardim dos Códigos. Você sabia que lá tem códigos até da Mesopotâmia?
Arqueologia no Parque da Ciência
Quando: 30/01 (quinta), às 10h e 15h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Conhece nosso sítio arqueológico? Ainda não? Venha conhecer o que era construído nesse local, ainda na época de Oswaldo Cruz.
Trenzinho da Ciência
Quando: terça a sábado, das 10h20 às 15h10 (saídas às 10h20, 10h40, 11h25, 13h20, 13h50, 14h25 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade recomendada: livre
Que tal conhecer os espaços do Museu da Vida Fiocruz e do campus da Fiocruz Manguinhos de um jeito diferente? Viva uma experiência inesquecível a bordo do Trenzinho da Ciência. O novo trenzinho elétrico do Museu está voltando a circular regularmente na Fiocruz. Senhas e informações sobre roteiro estão disponíveis no Centro de Recepção. Sujeito à lotação.
* As atividades podem ser suspensas em caso de chuva.
Borboletário
Quando: terças, quintas, sextas e sábados, das 10h às 16h (com intervalo entre 12h e 13h)
Onde: Borboletário
Idade recomendada: livre
O espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por duas espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
Teatro
Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
É o Fim da Picada!
Quando: terças, quartas e quintas, às 11h e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Paracelso: O fenomenal!
Quando: sextas, às 11h e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir dos 12 anos
Com muito bom humor e certo charlatanismo, a dupla protagonista irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido. Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios…Ou seria simplesmente pura ciência?
Exposições
Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: terça, quinta e sábado, das 10h às 16h
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ apresenta no terceiro andar do Castelo da Fiocruz o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis’ apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.
A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Salão de Exposições Temporárias
Idade recomendada: livre
A iniciativa do Consulado Geral da Hungria homenageia a trajetória da bioquímica húngara Katalín Karikó, vencedora do Prêmio Nobel de Medicina de 2023 pelas contribuições para a ciência que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra a Covid-19.
Demais atividades
Visita ao Castelo Mourisco
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, você irá conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira. Você também irá conhecer a história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Parque da Ciência e Pirâmide
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).
Atividades extramuros
Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?” (Manaus - AM)
Quando: Até 26 de novembro de 2025. De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)
Onde: Bosque da Ciência - Av. Bem-Te-VI, s/n - Petrópolis, Manaus (AM)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.
O Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita 'Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?' no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. Saiba mais em aqui.
Exposição 'Vacinas!’ (Rio de Janeiro - RJ)
Quando: terça a sexta, das 09h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Onde: Casa da Ciência/ UFRJ (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita*
O que são as vacinas e o que elas têm a ver com nossas vidas? De onde elas vieram, qual o processo para fabricar uma e quem são os profissionais envolvidos nesses processos? Tudo isso e muito mais, você confere na exposição VACINA! do Museu da Vida Fiocruz, que está em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ! Para saber mais detalhes sobre visitação, acesse o site do Museu.
* O agendamento para escolas e grupos acima de 8 pessoas pode ser feito aqui.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sore a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
* Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento*
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
* A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Publicado em 02 de janeiro de 2025.