
O mês de maio tá na área! E vem com festa de aniversário do Museu da Vida Fiocruz. Já anota a data da comemoração na agenda: 24/05! Será um sábado do jeitinho que a gente ama! Um dia inteiro de música, teatro, exposição, oficinas, picolé, pipoca e muito mais.
Mas teremos outras atrações ao longo do mês. Vamos resgatar a memória de eventos marcantes. Na atividade ‘A História do Massacre de Manguinhos’, que acontece dia 03/05, você poderá conhecer mais sobre a cassação de direitos políticos de pesquisadores da Fiocruz durante a ditadura militar. Entre 06 e 09/05, vamos relembrar a visita de Einstein a Manguinhos, ocorrida há cem anos.
A programação mensal conta ainda com visita em Libras ao Castelo Mourisco, teatro, Trenzinho da Ciência, Borboletário, Parque da Ciência, Pirâmide e a exposição ‘Vida e Saúde: relações (in)visíveis’, no prédio da Cavalariça.
Estamos localizados na Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ) e funcionamos de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h.
A visitação é livre. Apenas grupos com mais de dez pessoas que desejam visitar o Museu de terça a sexta é que precisam agendar previamente a visita. Para mais informações, acesse aqui a nossa página de Agendamento de grupos.
A programação mensal é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio institucional da Fundação de Apoio à Fiocruz - Fiotec. Conta ainda com patrocínio das empresas Merck, Abbott e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Importante!
Nos dias 01 e 02/05, quinta e sexta-feira, em função do feriado do Dia do Trabalhador, o Museu estará fechado ao público, mas estaremos abertos no sábado, dia 03/05.
O Parque da Ciência está passando por ações de revitalização. Os aparatos Célula Gigante, o Jardim dos Códigos e a Praça do Sol, além das esculturas que representam em tamanho ampliado as estruturas da fala e da audição humanas, estão recebendo obras de melhorias e encontram-se interditados temporariamente.
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
Destaques
A História do Massacre de Manguinhos
Quando: 03/05 (sábado), às 11h30 e às 14h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir de 14 anos
Apresentar ao público um dos momentos de maior impacto na Fiocruz, o Massacre de Manguinhos, ocorrido durante o período da ditadura militar. O episódio levou à cassação dos direitos políticos de diversos cientistas da instituição e a interrupção de pesquisas importantes que estavam sendo realizadas na época.
Contação de Histórias: O céu indígena tupi-guarani (atividade integrada do Abril Indígena Fiocruz)
Quando: 03/05, às 11h e às 13h. Se inscrever no Centro de Recepção ao chegar
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade recomendada: a partir de 10 anos
A contação de história do céu indígena tupi-guarani integra as comemorações do Abril Indígena Fiocruz. Venha conhecer esse universo encantado das constelações indígenas. Um céu povoado pela Anta do Norte, a Ema Branca, o Veado Campestre e o Homem Velho com histórias que conectam o céu e a terra.
Visita ao Castelo Mourisco e à Biblioteca de Obras Raras
Quando: 06 a 09/05 (terça a sexta), às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Na semana de 06/05 a 09/05, as visitas ao Castelo Mourisco terão um enfoque nos 100 anos da visita de Albert Einstein à Fiocruz e na observação de um livro assinado pelo cientista na Biblioteca de Obras Raras.
Numa visita mediada, o público vai também poder conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira. Os visitantes ainda vão saber mais sobre a história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Há vida na Gota d´água?
Quando: 10/05, às 11h e às 14h
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: livre
Através de um microscópio, o visitante será convidado a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecerá uma parcela do mundo microscópico em uma gota d’água.
A Saúde e seus determinantes sociais
Quando: 13 a 16/05 (terça a sexta), das 9h às 16h30, e dia 17/05 (sábado), das 10h às 16h
Onde: Cavalariça - Exposição Vida e Saúde Relações (In)Visíveis
Idade recomendada: livre
O que é saúde para você? O local em que você mora, a forma como você vive afeta a sua saúde? Nessa oficina iremos descobrir o que são as determinações sociais da saúde e como elas impactam nosso bem viver, levando em conta aspectos culturais, sociorraciais, econômicos, alimentares, de moradia, escolaridade, entre outros.
Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Quando: 17/05 e 31/05, às 11h30 e às 14h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: livre
Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - língua brasileira de sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Câmara Escura
Quando: 17/05, às 11h e 14h
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: livre
Venha explorar nossa incrível câmara escura! Descubra como a luz viaja até nossos olhos, como as imagens se formam e mergulhe no fascinante mundo das luzes e cores. Temos uma variedade de câmaras escuras para você experimentar, incluindo um modelo gigante de olho que vai te surpreender! Não perca essa oportunidade de aprender de forma divertida e interativa!
O Museu Tá On! 26 anos de ciência e diversão no Museu da Vida Fiocruz
Quando: 24/05, das 10h às 16h, com abertura dos portões às 9h30
Onde: diversos espaços
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Em maio de 2025, o Museu da Vida Fiocruz completa 26 anos e a festa será no sábado (24/05). A programação extensa conta várias atividades educativas, incluindo Oficinas de Pipa, Compostagem e Plantas Medicinais, contação de história, música, teatro, exposições e muito mais. O público poderá ainda conhecer o Castelo Mourisco, Parque da Ciência, Borboletário e andar no Trenzinho da Ciência. Para deixar a festa ainda mais gostosa, teremos distribuição gratuita de picolé e pipoca! Em breve, mais informações.
*Algumas atividades podem ser suspensas em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.
Trenzinho da Ciência*
Quando: terça a sexta, das 9h às 15h30, e aos sábados, das 10h20 às 15h10. Senhas limitadas.
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade recomendada: livre
Que tal conhecer os espaços do Museu da Vida Fiocruz e do campus da Fiocruz Manguinhos de um jeito diferente? Viva uma experiência inesquecível a bordo do Trenzinho da Ciência. O novo trenzinho elétrico do Museu está voltando a circular regularmente na Fiocruz. Informações sobre roteiro estão disponíveis no Centro de Recepção. Sujeito à lotação.
*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.
Borboletário
Quando: terça, quinta e sexta, das 9h às 16h30 (última entrada às 16h10), e sábado, das 10h às 16h (última entrada às 15h40)*
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
O espaço do Borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por três espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste) e julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.
Teatro
Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
É o Fim da Picada!
Quando: terças, quartas e quintas, às 10h30 e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças dengue, zika e chikungunya.
Exposições
Exposição ‘Vida e Saúde: relações (in)visíveis’
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.
Demais atividades
Visita ao Castelo Mourisco
Quando: de terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h e aos sábados às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10 - Senhas limitadas.
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, o visitante vai conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16h*
Onde: Parque da Ciência e Pirâmide
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).
* O Jardim dos Códigos e a Praça do Sol, além das esculturas que representam em tamanho ampliado as estruturas da fala e da audição humanas, estão recebendo obras de melhorias e estão interditados temporariamente.
*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.
Museu da Vida Fiocruz indica
Exposição 'Ser na Mata: Olhares sobre os Povos Indígenas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo'
Quando: Até 16/05, das 8h às 17h
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Idade recomendada: livre
Em comemoração ao “Abril Indígena”, a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS) promove a Exposição 'Ser na Mata: Olhares sobre os Povos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo'. A ação conta ainda com uma Mostra do vídeo Nhemonguetá, de produção do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTTS), uma parceria entre a Fiocruz e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT). A exposição é uma parceria da VPAAPS/Fiocruz e do Movimento Baía Viva.
Atividades extramuros
Museu no 'Simpósio Internacional de Imunobiológicos'
Quando: 07 a 09/05, das 8h às 18h
Onde: Windsor Barra Hotel. Av. Lúcio Costa, 2630, Barra da Tijuca, RJ.
A Lojinha do Museu e a exposição 'A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel' estão entre as atrações do Simpósio Internacional de Imunobiológicos (ISI, em inglês) 2025. A exposição é uma iniciativa do Consulado Geral da Hungria e homenageia a trajetória da bioquímica húngara Katalín Karikó, vencedora do Prêmio Nobel de Medicina de 2023 pelas contribuições para a ciência que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra a Covid-19 e foi instalada no Museu da Vida Fiocruz durante a Semana Nacional de Tecnologia 2024.
Para mais informações, acesse o site do Simpósio Internacional de Imunobiológicos 2025.
Ciência Móvel em Queimados (RJ)
Quando: 14 a 17/05
Mais informações em breve.
Ciência Móvel em Pedro Canário (ES)
Quando: 27 a 31/05
Mais informações em breve.
Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?” (Manaus - AM)
Quando: Até 26 de novembro de 2025. De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)
Onde: Bosque da Ciência - Av. Bem-te-vi, s/n - Petrópolis, Manaus (AM)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.
O Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita 'Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?' no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. Saiba mais em aqui.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sore a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
*Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento*
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
*A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Publicado em 02 de maio de 2025.