Por Rodrigo Narciso
Créditos: Rodrigo Narciso
Em parceria com a Prefeitura de Queimados, o Ciência Móvel desembarcou no município entre os dias 14 e 17 de maio para levar conhecimento e diversão aos moradores da cidade. Durante os quatro dias de ações, que aconteceram no Ginásio Municipal Metodista, mais de 4 mil visitantes puderam participar de atividades educativas e culturais.
Ciência e diversão integradas
Os alunos puderam experimentar os efeitos da gravidade através de um giroscópio humano. Além disso, tiveram a oportunidade de ver a estrutura corporal do Aedes aegypti através de um microscópio. Outras novidades que trouxeram diversão à criançada foram a Câmara Escura e as exposições "Nas pegadas de Darwin", "Rios Brasileiros" e "O Parto e Nascimento no Brasil", que abordaram questões ambientais e sociais importantes, promovendo reflexão crítica entre visitantes de todas as idades.
Em relato sobre a ação, a estudante Rosinalva Souza, de 59 anos, ressaltou a importância do projeto na cidade. "É a minha primeira vez no Ciência Móvel. Assistimos a peça sobre doenças sexualmente transmissíveis em nossa escola e depois viemos ver a exposição. Gostei da parte sobre os insetos, pois se trata de algo que eu me identifico bastante, que é a natureza". Rosinalva, que cursa o 3º ano do ensino médio no CIEP 341, acrescentou ter ficado surpresa ao ver a estrutura do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. "Eu não imaginava como era interessante ver esse inseto tão de perto", destacou.
Já a diretora da E.M. José de Anchieta, Cláudia Silva, disse ter ficado muito contente com a visita do Ciência Móvel ao município de Queimados. "Foi muito bacana vocês terem trazido esse programa até aqui. É uma grande oportunidade dessas crianças terem contato com algo que elas não têm muito acesso. Vocês podiam vir aqui mais vezes", declarou a docente.
Conhecimento histórico através da arte
O Ciência Móvel ainda levou peças teatrais e contação de histórias para os alunos durante os quatro dias em que esteve no município. No Teatro Delcy de Souza, localizado no Centro de Artes e Esportes Unificados, as crianças também tiveram a oportunidade de assistir às contações de histórias sobre cientistas brasileiras e sobre as constelações indígenas dos povos guarani, destacando ainda mais a diversidade cultural e científica promovida pelo evento. Outro destaque cultural foi a peça "O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca", apresentada nas escolas públicas, que alertou os estudantes sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O Ciência Móvel em Queimados (RJ) foi uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz. Contou ainda com patrocínio das empresas Toyota, Trident, Sanofi, Santos Brasil, Abbott e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Publicado em 22 de maio de 2025