" Ir para o conteúdo
Crédito: Vitor Vogel/COC Fiocruz

Julho tem frio, tem férias escolares e também tem muita atração no Museu da Vida Fiocruz! Teremos muitos sábados com atividades educativas que contemplam várias faixas etárias, visita em Libras ao Castelo Mourisco, teatro e muito mais. 

Entre os dias 22/07 e 01/08, preparamos uma programação especial para a Temporada de Férias do Museu, incluindo visitação à Sala Costa Lima (coleção entomológica didática) no Castelo Mourisco, contação de história e diversas oficinas.  

Estamos localizados na Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). Funcionamos de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h.  

A programação mensal é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio institucional da Fundação de Apoio à Fiocruz - Fiotec. Conta ainda com patrocínio das empresas Merck, Abbott e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Confira abaixo tudo que vai rolar por aqui e programe sua visita! 

 

Importante!  

No dia 04/07 (sexta-feira), o Museu da Vida Fiocruz estará fechado à visitação em função da realização da Cúpula dos BRICS na cidade do Rio de Janeiro. 

No dia 05/07 (sábado), a energia será desligada no prédio da Cavalariça, das 8h às 18h, em função de manutenção preventiva. 

Entre os dias 22/07 e 01/08, teremos Temporada de Férias no Museu da Vida Fiocruz. Durante o período, a visitação é livre. 

Informamos que o elevador do Castelo Mourisco estará fechado para obras de restauração até o dia 23/08. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente. 

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!  

 

Destaques 

Circuito elétrico 
Quando: 05/07 (sábado), às 11h e às 14h 
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)  
Idade recomendada: a partir de 04 anos  

Quer saber como a eletricidade faz seu celular e outros equipamentos funcionarem? Participe da nossa atividade educativa e explore os segredos da corrente elétrica: como ela se move, como liga dispositivos e quais os princípios por trás do funcionamento de aparelhos do dia a dia. 

*Atenção: esta oficina usa objetos pequenos que podem ser engolidos por crianças de 0 a 3 anos. Recomendamos que os responsáveis supervisionem as crianças durante a atividade.  

 

Há Vida na Gota d’água?  
Quando: 12/07 (sábado), às 11h e às 14h  
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)  
Idade recomendada: livre  

Através de um microscópio, o visitante será convidado a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecerá uma parcela do mundo microscópico em uma gota d’água.  

 

Mapas de Manguinhos 
Quando: 12/07 (sábado), das 14h às 16h 
Onde: Casa de Chá  
Idade recomendada: público livre 

Montaremos com o público um mapa em quebra-cabeça e conversaremos sobre as mudanças que ocorreram no entorno da Fiocruz ao longo de mais de cem anos. 

 

Visita em Libras ao Castelo Mourisco 
Quando: 19/07 (sábado), às 11h30 e às 14h30  
Onde: Castelo Mourisco  
Idade recomendada: livre  

Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - Língua Brasileira de Sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.  

*Informamos que o elevador do Castelo Mourisco estará fechado para obras de restauração até 23/08. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente. 

*A atividade faz parte da campanha de candidatura da Fiocruz a Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

 

Jogos em Libras 
Quando: 19/07 (sábado), às 11h e às 14h 
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)  
Idade recomendada: livre  

Você já pensou em aprender Libras enquanto se diverte? Venha aprender mais participando da nossa oficina.  

*Haverá intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). 

 

Responde ou passa? 
Quando: 19/07 (sábado), das 14h às 16h 
Onde: Casa de Chá  
Idade recomendada: público livre 

O que você sabe sobre a Fiocruz e o Castelo Mourisco? Quer conhecer mais? Então, vem participar do nosso jogo de perguntas e respostas onde muitos detalhes e curiosidades serão revelados. 

 

Telefone sem fio ambiental 
Quando: 19/07 (sábado), às 10h30 e às 13h30 
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)  
Idade recomendada: livre  

Alô, alô, Planeta Terra! Já brincou de telefone sem fio? E que tal experimentar essa brincadeira com um toque ecológico? Venha participar do nosso Telefone Sem Fio Ambiental — onde a diversão se conecta com o conhecimento! E os espelhos sonoros viram palco para uma aventura sonora e sustentável! 

 

Temporada de Férias do Museu 
Quando: 22/07 até 01/08 
Onde: diversos espaços 
Idade recomendada: a partir de 04 anos 

Entre os dias 22/07 e 01/08, é tempo de Temporada de Férias do Museu. A programação incluiu várias oficinas educativas com temáticas que vão desde corrente elétrica e biotecnologia à ecologia. Também teremos Jogos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma atividade sobre mulheres na Ciência. A agenda inclui ainda visitação à Sala Costa Lima (coleção entomológica didática) e contação de história. Em breve mais informações. 

 

Trenzinho da Ciência*  
Quando: terça a sexta, das 9h às 15h30, e aos sábados, das 10h20 às 15h10. Senhas limitadas.  
Onde: Centro de Recepção (saída)  
Idade recomendada: livre  

Que tal conhecer os espaços do Museu da Vida Fiocruz e do campus da Fiocruz Manguinhos de um jeito diferente? Viva uma experiência inesquecível a bordo do Trenzinho da Ciência. O novo trenzinho elétrico do Museu está voltando a circular regularmente na Fiocruz. Informações sobre roteiro estão disponíveis no Centro de Recepção. Sujeito à lotação. 

Informamos que pessoas neurodivergentes têm prioridade no embarque das viagens do Trenzinho. O público preferencial é composto por pessoas com deficiência (é permitido um acompanhante), pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, crianças de até seis anos acompanhadas de até dois responsáveis, gestantes e lactantes. Pessoas com 80 anos ou mais terão prioridade sobre outros idosos (Lei n°13.466/2017).  

*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.  

 

Borboletário   
Quando: terça, quinta e sexta, das 9h às 16h30 (última entrada às 16h10), e sábado, das 10h às 16h (última entrada às 15h40)*. Distribuição de 25 senhas a cada 30 minutos no Centro de Recepção.   
Onde: Borboletário  
Idade recomendada: a partir dos 5 anos   

O espaço do Borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por três espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!  

*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.    

*Informamos que, no inverno, é normal a redução das populações de borboletas e, em alguns casos, da vegetação do Borboletário. 

 

Teatro 

Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. 

 

É o Fim da Picada!  
Quando: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30. Não haverá apresentações de Teatro nos dias 29, 30 e 31/07.  
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz  
Idade recomendada: a partir dos 12 anos

Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças dengue, zika e chikungunya.   

 

Exposições 

Exposição ‘Vida e Saúde: relações (in)visíveis’   
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16h    
Onde: Cavalariça     
Idade recomendada: a partir dos 5 anos     

A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis’ apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.   

*No dia 05/07 (sábado), a energia será desligada no prédio da Cavalariça, das 8h às 18h, em função de manutenção preventiva. 

*A atividade faz parte da campanha de candidatura da Fiocruz a Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

 

Demais atividades   

Visita ao Castelo Mourisco   
Quando: de terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h e aos sábados às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10 - Senhas limitadas  
Onde: Castelo Mourisco   
Idade recomendada: a partir dos 5 anos   

Numa visita mediada, o visitante vai conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.   

* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.   

*Informamos que o elevador do Castelo Mourisco estará fechado para obras de restauração até 23/08. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente. 

*A atividade faz parte da campanha de candidatura da Fiocruz a Patrimônio Mundial pela UNESCO.   

 

Parque da Ciência e Pirâmide   
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16h*    
Onde: Parque da Ciência e Pirâmide    
Idade recomendada: a partir dos 5 anos   

Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).   

*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.    

* O Parque da Ciência está recebendo obras de melhorias e algumas áreas estão interditadas temporariamente.

 

Museu da Vida Fiocruz indica

Exposição 'Parto e Nascimento no Brasil' 
Quando: 01 a 29/07 (segunda a sexta-feira), das 8h às 16h
Onde: Biblioteca de Manguinhos 
Idade recomendada: Livre 
Entrada gratuita 

Nas últimas décadas, o parto se transformou em um evento totalmente medicalizado. Esse processo trouxe importantes vantagens relacionadas, principalmente, à diminuição dos índices de mortalidade materna e neonatal. No entanto, também se relaciona a problemas, à medida que, o uso excessivo de tecnologia e o pouco respeito à autonomia das mulheres têm gerado muitas insatisfações. Esta exposição traz elementos para pensarmos sobre esse tema considerando os diversos fatores envolvidos. Compreendendo o nascimento como um evento relacionado ao modo como cada sociedade se vê no mundo e pensa sua continuidade, a exposição se inicia com um pequeno passeio pela história da parturição. Em seguida, se volta para o desenvolvimento da obstetrícia no Brasil, a partir da criação das escolas de medicina. Avançando um pouco mais, trata da incorporação de tecnologias na assistência ao parto, destacando sua diversidade no cenário brasileiro. Seus painéis também trazem um alerta sobre direitos e necessidades de mulheres em relação ao parto. 

 

Atividades extramuros 

Exposição 'A Fascinante Jornada de uma Bioquímica Húngara até o Prêmio Nobel' (Rio de Janeiro - RJ)
Quando: 01 a 29/07, das 10h até 16h
Onde: Biblioteca do Instituto Fernandes Figueira (Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ)
Entrada gratuita 

Organizada pelo Consulado-Geral da Hungria, a exposição "A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel" destaca o extraordinário legado da bioquímica húngara Dra. Katalin Karikó, que recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 2023 por suas descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra COVID-19. A mostra oferece uma oportunidade única de se mergulhar nas memórias da sua infância, conhecer os marcos mais importantes da sua vida pessoal e as reviravoltas profissionais que levaram à descoberta da molécula de mRNA. Além disso, na exposição, os visitantes terão a chance de explorar uma inovadora plataforma da Fiocruz de pesquisa em mRNA que irá impactar a sociedade brasileira significativamente. E finalmente, algumas das mais impressionantes conquistas dos 17 cientistas húngaros vencedores do Prêmio Nobel para se aproximar ainda mais o público-alvo da Hungria. 

 

Ciência Móvel em Belford Roxo – RJ 
Quando: 09 a 11/07 (quarta a sexta), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h e 12/07 (sábado), das 9h às 12h
Onde: Quadra da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Av. Estrela Branca, 346 – Santa Maria, Belford Roxo – RJ)

O Ciência Móvel em Belford Roxo (RJ) é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Belford Roxo por meio das secretarias de Turismo e de Educação, com gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz. Conta ainda com patrocínio das empresas Toyota, Trident, Sanofi, Santos Brasil e Abbott por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 

Museu na 77ª Reunião Anual da SBPC (Recife - PE)
Quando: 13 a 19/07
Onde: Universidade Federal Rural do Pernambuco - UFRPE (Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife - PE)
Idade recomendada: 18 anos 
Entrada gratuita* 

A Fiocruz marcará presença na 77ª Reunião Anual da SBPC, em Recife (PE), com a Tenda da Ciência Fiocruz. A programação será coordenada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) realizada pela as unidades do Rio de Janeiro, Casa de Oswaldo Cruz (COC) e Museu da Vida Fiocruz, além de outras unidades de outros estados. Entre as atividades, o Ciência Móvel do Museu da Vida apresentará o Cine Ciência, com exibição de animações e filmes, além de materiais acessíveis sobre constelações culturais indígenas tupi-guarani e constelações zodiacais. Também será exibido o software Stellarium, que simulará o céu como visto da cidade do Recife. 

A 77ª SBPC tem como tema central desta edição é “Progresso é Ciência em todos os Territórios”. O evento é aberto ao público, com acesso livre e gratuito às atividades.  

* A inscrição é gratuita e a taxa de inscrição será aplicada apenas para quem optar por receber o material ou para o autor que enviou trabalho e foi aceito na Sessão de Pôsteres. Para participar dos minicursos ou webminicursos, haverá uma taxa de matrícula. 

 

Ciência Móvel no XI EREBIO RJ/ES (Rio de Janeiro - RJ)
Quando: 30/07 e 31/07 (quarta e quinta),  das 13h às 17h, e 01/08 (sexta), das 12h às 15h30
Onde: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) – Campus Maracanã (R. Gen. Canabarro, 485 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ)
Entrada gratuita* 

Em um contexto de maior facilidade de acesso a informações em meios de comunicação e redes sociais, os papéis da escola básica e do professor, bem como dos diferentes espaços educativos, são ressignificados uma vez que precisam estar articulados às demandas da “sociedade da informação”. O evento fomenta a discussão, a socialização e a divulgação de estudos, pesquisas e práticas do ensino de Ciências e Biologia que contribuem para a democratização do acesso ao conhecimento científico de forma inovadora e multidisciplinar, em diferentes espaços educativos. Com o foco em diálogos que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios envolvidos nas ações e inovações que possibilitam o acesso e à ampliação da cultura científica de crianças e jovens.  

O Ciência Móvel estará presente nos dos dias de evento 12h às 17h com as exposições "Parto e Nascimento no Brasil" e A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel".  

 

Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?” (Manaus - AM)  
Quando: Até 26 de novembro de 2025. De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)    
Onde: Bosque da Ciência (Av. Bem-te-vi, s/n - Petrópolis, Manaus - AM)
Idade recomendada: livre    

Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.    

O Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita 'Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?' no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. Saiba mais em aqui.    

 

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira - SP)    
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*     
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)     
Idade recomendada: livre     
Entrada gratuita    

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sore a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.    

*Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelo telefone (19) 3444-7893.    


 
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)     
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)     
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Praça Cívica do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora - MG) 
Idade recomendada: livre    
Entrada gratuita e somente com agendamento*    

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.    

*A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914. 

 

Publicado em 30 de junho de 2025. Atualizado em 30 de julho às 12h21.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça