" Ir para o conteúdo

Por Rodrigo Narciso

 

 

Depois de férias bem agitadas, agosto chegou! Neste mês, o público do Museu da Vida Fiocruz poderá aproveitar atividades para todas as idades, como oficinas educativas, exposições, visitas guiadas, jogos, trilhas científicas e espetáculos teatrais que convidam à reflexão sobre saúde, diversidade e meio ambiente. E o melhor: tudo de graça!

A partir do dia 15, estreia o espetáculo 'Quem é Todo Mundo?', uma fábula divertida e inclusiva apresentada em português e Libras, com recursos de tecnologia assistiva. A peça será encenada sempre às sextas-feiras, na Tenda da Ciência. Outra atração imperdível é o retorno da Trilha Científica Oswaldo Cruz, no dias 23/08, com um percurso cheio de curiosidades pelo campus da Fiocruz.

No dia 30, o Sábado de Teatro apresenta a esquete É o Fim da Picada!, abordando com humor temas como dengue, zika e chikungunya. Atividades em Língua Brasileira de Sinais, como a visita ao Castelo Mourisco e Jogos em Libras, também fazem parte da agenda, reforçando o compromisso do Museu com a acessibilidade.

Estamos localizados na Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). Funcionamos de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h.

A programação mensal faz parte do projeto Plano Bianual do Museu da Vida Fiocruz 2024-2025, aprovado pela Lei Rouanet, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz, apoio institucional da Fiotec e patrocínio da Merck, Abbott e White Martins. A realização é do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

 

Importante!

Informamos que o elevador do Castelo Mourisco estará fechado para obras de restauração até o dia 23/08. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente.

Atenção! O Borboletário está temporariamente fechado. Ainda não há previsão para reabertura.

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!

 

 

Destaques

 

Espetáculo: Quem é Todo Mundo?
Quando: sextas-feiras (a partir de 15/08), 10h30 e 13h30. Senhas limitadas.
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade Recomendada: livre

"Quem é todo mundo?" é uma fábula divertida e reflexiva sobre inclusão social e diversidade. A trama gira em torno da preparação de uma festa chamada "O Dia Mundial do Mundo", onde diferentes mundos são convidados: o Mundo das Letras, o Mundo da Música, e o Mundo das Consistências, Cheiros e Formas. Com a ausência de alguns personagens “barrados no baile”, a festa começa a perder sua graça e sentido.

* O espetáculo é oferecido em português e Libras - Língua Brasileiras de Sinais, e conta com recursos de tecnologia assistiva (audiodescrição).

Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Visita ao Castelo Mourisco
Quando: de terça a sexta, 9h, 10h30, 13h30 e 15h. Sábados, 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10. Senhas limitadas
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos

Numa visita mediada, o visitante vai conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.

* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Trenzinho da Ciência*
Quando: terça a sábado, com saídas às 10h20, 10h40, 11h25, 13h20, 13h50, 14h25 e 15h10. Senhas limitadas.
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade recomendada: livre

Que tal conhecer os espaços do Museu da Vida Fiocruz e do campus da Fiocruz Manguinhos de um jeito diferente? Viva uma experiência inesquecível a bordo do Trenzinho da Ciência. O novo trenzinho elétrico do Museu está voltando a circular regularmente na Fiocruz. Informações sobre roteiro estão disponíveis no Centro de Recepção. Sujeito à lotação.

Informamos que pessoas neurodivergentes têm prioridade no embarque das viagens do Trenzinho. O público preferencial é composto por pessoas com deficiência (é permitido um acompanhante), pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, crianças de até seis anos acompanhadas de até dois responsáveis, gestantes e lactantes. Pessoas com 80 anos ou mais terão prioridade sobre outros idosos (Lei n°13.466/2017).

*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.

 

Há Vida na Gota d’Água?
Quando: 09/08 (sábado), 11h e 14h
Onde: Pirâmide
Idade recomendada: livre

Através de um microscópio, o visitante será convidado a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecerá uma parcela do mundo microscópico em uma gota d’água.

 

Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Horário: 09/08 e 23/08 (sábado), 11h30. Senhas limitadas.
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: livre

Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - Língua Brasileira de Sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.

 

Jogos em Libras
Quando: 09/08 (sábado), 14h
Onde: Pirâmide
Idade recomendada: livre

Você já pensou em aprender Libras enquanto se diverte? Venha aprender mais participando da nossa oficina.

*Haverá intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

 

Responde ou Passa?
Quando: 09/08 (sábado), 14h
Onde: Casa de Chá
Idade recomendada: livre

O que você sabe sobre a Fiocruz e o Castelo? Quer conhecer mais? Então, venha participar do nosso jogo de perguntas e respostas, onde muitos detalhes e curiosidades serão revelados!

 

Mapas de Manguinhos
Quando: 16/08 (sábado), 14h
Onde: Casa de Chá
Idade recomendada: livre

Nesta atividade, nossos monitores montarão com o público um mapa em quebra-cabeças e conversarão com os visitantes sobre as mudanças que ocorreram no entorno da Fiocruz ao longo de mais de cem anos.

 

Trilha Científica Oswaldo Cruz
Quando: 23/08 (sábado), 11h e 14h
Onde: Centro de Recepção (ponto de encontro)
Idade recomendada: a partir de 8 anos

A Trilha Científica é uma caminhada pelo campus da Fiocruz que apresenta elementos como sementes e árvores que fazem parte do patrimônio ambiental e local. Você já viu um sabonete de soldado? Já cheirou um chichá fedorento? Aqui, o visitante conhece diversas espécies de plantas e pode descobrir várias curiosidades sobre elas! Tem a oportunidade ainda de refazer os passos de importantes cientistas que, no início do século 20, desciam na estação de trem do Amorim (atual Estação de Manguinhos) e andavam até o Castelo Mourisco, onde ficava os laboratórios.

* Grupo de até 30 pessoas.

* Recomenda-se o uso de tênis e que os visitantes levem garrafa de água durante a atividade.

* Em caso de chuva, a atividade não será realizada.

 

Cartas do Castelo
Quando: 23/08 (sábado), 14h
Onde: Casa de Chá
Idade recomendada: livre

Jogo de cartas que busca estabelecer relações entre elementos e conceitos que formam o Castelo Mourisco, por exemplo: Do que é feito? Quem fez? O que se fazia nesse Castelo? O que se faz hoje? Vamos descobrir juntos?

 

Sábado de Teatro: É o Fim da Picada!
Quando: 30/08 (sábado), 11h e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade recomendada: a partir dos 12 anos

Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças dengue, zika e chikungunya.

 

Câmara Escura
Quando: 30/08 (sábado), 11h e 14h
Onde: Pirâmide
Idade recomendada: livre

Venha explorar nossa incrível Câmara Escura! Descubra como a luz viaja até nossos olhos, como as imagens se formam, e mergulhe no fascinante mundo das luzes e cores. Temos uma variedade de câmaras escuras para você experimentar, incluindo um modelo gigante de olho que vai te surpreender! Não perca essa oportunidade de aprender de forma divertida e interativa!

 

 

Teatro:

Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

É o Fim da Picada!
Quando: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade recomendada: a partir dos 12 anos

Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

 

 

Exposições

Vida e Saúde: Relações (In)visíveis
Quando: de terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h, e sábados, das 10h às 16h.
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos

A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.

 

Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h, e sábados, das 10h às 16h.
Idade recomendada: a partir dos 5 anos

Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’Água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).

 

 

Demais atividades

 

Ver de Perto
Quando: terças, quintas e sextas, às 11h e às 14h
Onde: próximo à Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade recomendada: de 06 a 12 anos

A atividade consiste na observação de diferentes insetos em torno na Tenda da Ciência. As crianças têm a oportunidade de vivenciar o fazer científico de um entomólogo (biólogo que estuda os insetos), vestindo coletes e observando com lupas, assim, descobrir mais sobre a vida desses animais e sua importância para o meio ambiente. A atividade conta ainda com a observação de diferentes caixas entomológicas com diversos insetos.

 

Jogo (In)visibilidade da Gente Preta
Quando: sextas, às 11h
Onde: Foyer
Idade recomendada: livre

Um jogo de cartas para associar as personalidades negras invisibilizadas às suas respectivas biografias. Destacamos a valorização da identidade da população negra, sua inserção profissional em vários campos de atuação e a discussão sobre o racismo como um mecanismo de exclusão e desigualdade social que deve ser superado.

 

 

Atividades Extramuros

 

Paracelso no Sesc-SC 
Quando: 12/08 (às 10:30 em Chapecó), 13/08 (às 10:30 em Concórdia) e 15/08 de 2025 (às 9:00 em Rio do Sul)
Onde: Teatro do Sesc Chapecó (Rua Brasília, 475,D, J. Itália), Unidade Sesc Concórdia (Rua Romano Anselmo, 620, Centro) e Teatro Domingos Venturini (Fundação Cultural de - R. Ruy Barbosa, 204 - Budag, Rio do Sul)
Entrada gratuita

Com muito bom humor e certo charlatanismo, a dupla protagonista irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido. Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios... Ou seria simplesmente pura ciência? 

 

 

Ciência Móvel em Francisco Sá (MG) 
Quando: 13 a 16 de agosto de 2025 (quarta a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h; sábado, das 9h às 12h  
Onde: Ginásio Poliesportivo de Francisco Sá (Avenida Getúlio Vargas, S/N, Francisco Sá - MG)
Entrada gratuita.  

A ação do Ciência Móvel em Francisco Sá, Minas Gerais, levará para as escolas da região a peça teatral 'O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca', um espetáculo que une cordel, música e humor. No Ginásio Poliesportivo, serão exibidos os módulos científicos interativos, além de sessões do Cine Ciência que trazem vídeos acessíveis e as exposições 'Rios Brasileiros' com obras do artista Rodrigo Andriàn e sua relação com espécies entomológicas presentes nos rios, e 'Parto e Nascimento no Brasil', que narra o desenvolvimento da obstetrícia no Brasil.

 

Ciência Móvel em Nilópolis (RJ)  
Quando: De 27 a 30 de agosto (quarta a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h; sábado, das 9h às 12h)  
Onde: Clube Nilopolitano (Rua Expedicionários, 91, Centro, Nilópolis - RJ)  

Repetindo o sucesso da edição de 2017, o Ciência Móvel retorna a Nilópolis com uma programação gratuita repleta de atividades científicas interativas, voltadas para todas as idades.  
 

Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?” (Manaus - AM)  
Quando: Até 26 de novembro de 2025. De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)    
Onde: Bosque da Ciência - Av. Bem-te-vi, s/n - Petrópolis, Manaus (AM)    
Idade recomendada: livre    

Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.    

O Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita 'Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?' no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. Saiba mais aqui.    
 

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP) 
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h* 
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira – SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)  
Idade recomendada: livre  
Entrada gratuita  

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sore a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.  

*Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.  

 
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)    
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*     
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)     
Idade recomendada: livre     
Entrada gratuita    

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sore a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.    

*Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelo telefone (19) 3444-7893.    
 


Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)     
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)     
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)     
Idade recomendada: livre    
Entrada gratuita e somente com agendamento*    

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.    

*A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.

Crédito: Gabriela Andrade

Publicado em 01 de agosto de 2025. Atualizado em 08 de agosto de 2025.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça