Por Michel Silva e Rodrigo Narciso
Entre os dias 15 de julho e 1º de agosto de 2025, o Museu da Vida Fiocruz registrou um recorde histórico de público, consolidando-se como um dos principais destinos culturais e científicos do Rio de Janeiro no período das férias escolares. Ao todo, 38.240 pessoas visitaram o espaço, reafirmando sua importância como ambiente de educação, lazer e divulgação científica acessível a públicos diversos.
O intenso fluxo de visitantes resultou em filas para todas as atividades oferecidas e na rápida distribuição de senhas logo nas primeiras horas de funcionamento, evidenciando o alto interesse da população pelas atividades do museu. Somente no dia 22 de julho, mais de 6 mil pessoas passaram pelo museu, o maior público já registrado em um único dia desde a fundação da instituição, em 1999.
O Museu da Vida Fiocruz celebra esse marco com entusiasmo e reforça seu compromisso com a promoção da cultura científica, as trocas de conhecimento e o diálogo com a sociedade.
Visitas encantadoras e experiências inesquecíveis
Os estudantes Sandro e Davi, ambos com 9 anos de idade, visitaram o Museu da Vida Fiocruz pela primeira vez e ficaram encantados com tudo que viram. "Fomos a todos os lugares daqui. A minha mãe acabou descobrindo o museu através do TikTok, e daí resolvemos vir. A parte que eu mais gostei foi andar no Trenzinho da Ciência", afirmou Davi.
Além das tradicionais exposições e espaços interativos, como o Castelo Mourisco, o Parque da Ciência e a exposição 'Vida e Saúde: relações (in)visíveis', a programação especial incluiu sessões da peça teatral "É o Fim da Picada!", que usou o humor e o improviso para abordar de forma educativa temas como dengue, zika e chikungunya — atraindo o interesse tanto de crianças quanto de adultos.
Longas filas foram vistas todos os dias em frente ao Castelo Mourisco, símbolo máximo da Fiocruz, que precisou limitar o público a 1.500 visitantes por dia para evitar superlotação e garantir a segurança das pessoas e deste patrimônio centenário da ciência brasileira.
Programação diversa atrai públicos de todas as idades
Outro destaque entre a criançada foi Trenzinho da Ciência, que percorreu o campus da Fiocruz oferecendo aos visitantes uma experiência lúdica e educativa, com prioridade de embarque para públicos preferenciais, como pessoas neurodivergentes, idosos e crianças pequenas. Por onde passou, o Trenzinho despertou sorrisos e encantamento.
"Achamos incrível o Trenzinho ter explicações sobre as atrações deste lugar. Hoje está com uma superlotação, mas o museu está conseguindo organizar o espaço e a demanda. Tenho boas expectativas, a Fiocruz é um patrimônio do nosso país e a gente morre de orgulho desta instituição. Além disso, tem uma história bonita com as vacinas e salvaram milhares de vidas", destacou Rebeca, que trouxe o filho Arthur, de 4 anos.
As férias já acabaram, mas a visitação continua! O Museu da Vida Fiocruz continua a receber visitantes de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. O endereço é Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ. Todas as atividades são gratuitas. Não é necessário agendar com antecedência para visitar (exceto no caso de grupos acima de dez pessoas, que devem fazer o agendamento on-line).
Por outro lado, a pernambucana Larissa destacou a importância do acesso gratuito ao museu. "Vim do Recife e estou no Rio de Janeiro há duas semanas. Um passeio gratuito no Rio de Janeiro é difícil. Sem dúvidas, as crianças estão adorando o Trenzinho da Ciência", comentou. Sua filha Melissa, de 6 anos, ressaltou que adorou a experiência de brincar no Parque da Ciência e conhecer o Castelo Mourisco.
A Temporada de Férias 2025 faz parte do projeto Plano Bianual do Museu da Vida Fiocruz 2024-2025, aprovado pela Lei Rouanet, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz, apoio institucional da Fiotec e patrocínio da Merck, Abbott e White Martins. A realização é do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Foto: Vitor Vogel / COC Fiocruz
Publicado em 01 de agosto de 2025.