" Ir para o conteúdo

“Comunicar la ciencia en Ibero-América: un sobrevuelo por la région” e “Popularización de la ciencia en América Latina: experiencias, avances y desafíos en 35 años de RedPOP”. Estes são os títulos dos dois livros lançados no XIX Congresso RedPOP 2025 em comemoração aos 35 anos da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP). O congresso ocorre de 9 a 13 de setembro de 2025 em Puebla, México. Ambas as publicações lançam um olhar para a história da divulgação científica ibero-americana, um percurso que teve na criação da RedPOP um de seus eventos mais relevantes.

Os livros são produto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, RedPOP, Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz e Museo de Ciencias/Universidad Autónoma de Zacatecas. Além disso, o primeiro livro conta com a participação da Dirección General de Divulgación de la Ciencia (DGDC)/Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e o segundo livro conta com a participação do Espacio Ciencia del Laboratorio Tecnológico del Uruguay.

Em “Comunicar la ciencia en Ibero-América: un sobrevuelo por la région”, diversos autores ibero-americanos se voltam para a história recente da divulgação científica na região, no esforço de minimizar a lacuna existente na compreensão do desenvolvimento histórico do campo na Ibero-América. Além disso, desde 2020, o mundo passou por uma reviravolta completa, com questões como a pandemia da COVID-19, o tsunami de desinformação e a onda de negacionismo científico — sem mencionar os avanços da inteligência artificial. Nesse contexto, a divulgação científica desempenhou (ou poderia ter) um papel de liderança. Em outras palavras, foi o momento oportuno para os autores ibero-americanos de livros do mundo assumirem o desafio de repensar suas histórias.

O resultado é uma publicação de abrangência inédita sobre o assunto, editada por Luisa Massarani, Miguel García-Guerrero e Elaine Reynoso-Haynes, que abarca 12 países ibero-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.

Já em “Popularización de la ciencia en América Latina: experiencias, avances y desafíos en 35 años de RedPOP” pretende ir além de ser um testemunho da história da rede: integra perspectivas críticas e reflexivas sobre a evolução da divulgação científica na região, buscando traçar um panorama atual de avanços e desafios. É uma comemoração escrita por muitas vozes, refletindo a pluralidade que caracteriza a rede desde sua criação em 1990 como um espaço de encontro, articulação e construção coletiva entre centros, museus, programas de extensão, universidades e, sobretudo, entre pessoas comprometidas com a popularização da ciência na América Latina e no Caribe.

Editado por Luisa Massarani, Miguel García-Guerrero e Martha Cambre, o livro reúne artigos de autores de diferentes países, mídias, origens e gerações, oferecendo perspectivas complementares sobre o passado, o presente e o futuro da divulgação científica na região. As contribuições incluem análises históricas,reflexões conceituais, artigos de pesquisa e visões para o futuro.

Para conferir as publicações, acesse:

Comunicar la ciencia en Ibero-América: un sobrevuelo por la région 

Popularización de la ciencia en América Latina: experiencias, avances y desafíos en 35 años de RedPOP

 

Publicado em 10 de setembro de 2025.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça