Por Renata Bohrer

O Museu da Vida Fiocruz é uma das instituições participantes da live “Na infância, diversão e proteção. Ruído não!”, realizada pelo INAD Brasil no YouTube. O evento virtual pelo Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (International Noise Awareness Day - INAD) acontece nesta quarta-feira (27/04), às 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas da Fundação Oswaldo Cruz (Cogepe Fiocruz).

O International Noise Awareness Day - INAD é uma campanha global fundada em 1996 pelo Centro de Audição e Comunicação (CHC), nos Estados Unidos, e tem como objetivo chamar a atenção de todos para os efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida. Celebrada na última quarta de abril de cada ano, em 2022, o evento internacional tem como tema “Proteja sua audição, proteja sua saúde!”.

A live comemorativa propõe uma reflexão sobre os males causados pela exposição constante e prolongada a ruídos de alta intensidade nas crianças. Entre diversos assuntos, o público vai poder conhecer o Programa Silêncio, instituído na década de 1990 e que tem por objetivo o estabelecimento de normas, métodos e ações para controlar a poluição sonora que interfere na saúde e bem-estar da população, confira atividades com foco na educação ambiental.

Participam da transmissão ao vivo o presidente da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac Brasil) Krisdany Vinícius Cavalcante, a coordenadora do Centro de Resíduos e Emissões do Ibama Mariana Nakashima, a pesquisadora e fonoaudióloga do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp/Fiocruz) Marcia Soalheiro, entre outros.

Para o encontro, a coordenadora de viagem do Ciência Móvel do Museu da Vida/Fiocruz Fernanda Gondra convida o público a embarcar em um passeio exploratório pelo sistema auditivo humano. Durante a apresentação, o público vai conhecer mais sobre a anatomia e funções da orelha humana e saber como a poluição sonora afeta a nossa saúde, em especial, as crianças. Será lançado na ocasião o painel interativo da Orelha. Desenvolvido na plataforma Genially, o painel traz imagens, vídeos e informações diversas sobre o órgão.

Confira abaixo a programação completa:

9h30 – Abertura – Marisa  Augusta Oliveira (Coordenadora de Saúde do Trabalhador/Fiocruz), Marta Ribeiro (NAE/CST/Fiocruz), Maria Lígia Niemeyer (membro da Sobrac Rio) e Krisdany Cavalcante (presidente da Sobrac Brasil)

9h45 – Mariana Nakashima (coordenadora do Centro de Resíduos e Emissões do Ibama)

10h – Márcia Soalheiro de Almeida (pesquisadora e fonoaudióloga do Cesteh/Ensp/Fiocruz

10h15 – Fernanda Marcelly de Gondra França (coordenadora de viagem do Ciência Móvel/Museu da Vida/COC/Fiocruz)

10h30 - Andréa Veloso, Adriano Nepomuceno e Luiz Fernando de Souza (profissionais da Creche Fiocruz)

11h – Debate

Mediação: Marta Ribeiro (NAE/CST/Fiocruz)

Acompanhe a transmissão ao vivo:

Foto da matéria: Waldir Ribeiro

Publicado em 26 de abril de 2022.