Por Renata Bohrer
A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) chegou ao fim no último sábado (30/07). O Museu da Vida Fiocruz marcou presença no evento com atividades gratuitas para o público da SBPC Jovem, na Universidade de Brasília (UnB).
Na programação oferecida pelo Museu, o público pôde conferir parte do acervo do módulo ‘Por Dentro de Nós’, do Ciência Móvel (Projeto Arte e Ciência sobre Rodas). Além dos modelos anatômicos do sistema reprodutor, estudantes e público conheceram os novos modelos didáticos de mamas femininas. Alguns exemplares apresentam patologias que podem ser reconhecidas pelo toque ou até visualmente.
Realizada pelos mediadores do CM Fabiana Yatti e André de Freitas, sob a coordenação de Waldir Ribeiro ( do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz), a atividade do Museu da Vida Fiocruz integrou a programação da Fiocruz na SBPC Jovem, entre os dias 25 e 30 de julho, no Centro Comunitário da UnB (tenda).
Considerado o maior evento científico da América Latina, a Reunião Anual da SBPC de 2022 contou com a participação de várias instituições renomadas e foi palco de debates sobre saúde, meio ambiente e independência (este último inspirou o tema desta edição ‘Ciência, independência e soberania nacional', em referência ao Bicentenário da Independência e ao Centenário da Semana de Arte Moderna).

Na foto (da esq.para a dir.), André de Freitas (mediador CM), Nísia Trindade (presidente da Fiocruz),
Fabiana Yatti (mediadora CM) e Waldir Ribeiro (coordenador da ação/MVF). Foto de divulgação.
Publicado em 01 de agosto de 2022.