Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Ciência, arte e muita diversão! Assim foi a participação do Museu da Vida Fiocruz no Festival AgroSerra, que aconteceu nos 22, 23 e 24 de julho. O evento gastronômico e cultural reuniu mais de 3 mil pessoas na Praça de Secretário, em Petrópolis (RJ).  

Na programação do museu, lançamento e contação de história dos livros 'Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19', de Beatriz Schwenck, coordenadora da Biblioteca de Educação e Divulgação Científica Iloni Seibel, e 'Costa Lima: um cientista, um laboratório e uma coleção de insetos', de Cláudia Oliveira, museóloga e educadora do Serviço de Educação.

Durante a ação, todos os participantes foram presenteados com um exemplar das obras literárias.  A autora Beatriz Schwenck falou do envolvimento do público infantil com a atividade: 

- Uma cena que me marcou foi vê-las, cada uma com o livro que ganhou, acompanhando a história, página a página (...) elas pediam ajuda para não perder nada. Essa atenção dada por elas às nossas histórias e o carinho com que nos trataram, são a parte mais importante do nosso trabalho, o que faz tudo valer muito a pena.  Aprendemos demais com essas crianças. 

Após as sessões de contação de histórias, os visitantes foram convidados a participar de um bate-papo com as autoras. "Foi uma linda oportunidade de contato com crianças que têm vivências e histórias diferentes para compartilharem conosco", disse Cláudia Oliveira. 

Ainda como parte do roteiro científico, estava a exposição das caixas entomológicas do módulo 'Por Dentro de Nós', do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz. O público pôde conferir de pertinho várias espécies de insetos e conhecer um pouco mais da biodiversidade do mundo animal. A atividade de observação de insetos foi mediada pelo biólogo do CM Thiago Andrade e pela pedagoga e historiadora Suzi Aguiar (Serviço de Educação), com coordenação da também bióloga do CM Fernanda Gondra.

O Festival AgroSerra é realizado anualmente em Secretário e no Palácio de Cristal, em Petrópolis, com o objetivo de promover a cultura local, unindo produtores locais em um espaço colaborativo, valorizando a cultura e sabores da região.

 

Fotos: Fernanda Gondra e Cláudia Oliveira.

Publicado em 26 de julho de 2022. 
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça