Jogos, experimento de ciência, poesia, música, bate-papo com cientista... o público pôde conferir uma mistura de atividades!

Para você, o que é vida natural? Pense por alguns segundos. Pensou? Beleza! Agora, o que vem à sua cabeça quando pensa em vida sintética? Não há resposta errada: toda imaginação é válida! Aqui no Museu da Vida, a gente adora essa mistura entre a realidade e a possibilidade. No dia 29 de novembro, rolou o evento “Curto-circuito: natural ou sintético?”, no Espaço Cultural Olho da Rua, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Imagine uma mistura entre clima de boteco, galeria de arte e atividades para botar a mão na massa. A ideia era trazer o público para refletir sobre a biologia sintética. Você já parou para pensar nessa área? Ela é entendida por muitos cientistas como uma nova fase da engenharia genética, o que possibilita fazer modificações em microrganismos a partir de técnicas diferenciadas, mais baratas e eficazes. Mas essas modificações podem trazer dúvidas e questões éticas, o que é normal. No evento, buscamos provocar reflexão sobre essas questões, de forma descontraída e com bastante música! Quem não foi pôde acompanhar brincadeiras e vídeos pelo Twitter - @museudavida - e Facebook - /museudavida - do MV e pela hashtag oficial do evento: #curtocircuitoMV.

O biólogo Rafael Bento, diretor de conteúdo do ScienceBlogs Brasil; o biólogo molecular Wim Degrave, do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz; o biólogo Luiz Bento, do Museu Ciência e Vida; David Ayrolla, do vlog Papo de Primata; e Estêvão Slow, do vlog Canal do Slow, estiveram presentes no animado bate-papo "Conversa Fiada". Essa atividade tinha como objetivo reunir o público em mesas de bar para que ele pudesse conversar com os convidados e dar sua opinião sobre questões relacionadas à biologia sintética. Os convidados também engajaram pessoas por suas redes sociais!

O encontro contou com a parceria do Olho da Rua e do Museu Ciência e Vida, de Caxias, e com apoio do Ecsite (a rede europeia de centros e museus de ciência).

Atualizado em 30/11/2016