A Organização das Nações Unidas promove até 2020 a “Década da Biodiversidade”, campanha lançada em dezembro de 2011. Entre os objetivos da ONU, está o de implementar planos estratégicos de preservação da natureza. De forma a contribuir para a conscientização dessa questão, o Sesc Sobral – localizado a 240 quilômetros da capital cearense – e o Museu da Vida uniram-se para apresentar a exposição “Biodiversidade e saúde”, que fica em cartaz entre 13 de junho e 30 de agosto.

Voltada ao público a partir de 12 anos, a mostra estimula a reflexão sobre as relações entre a biodiversidade, a saúde e suas perspectivas socioambientais, especialmente no Brasil. O país ocupa quase metade da América do Sul e é o que possui a maior diversidade de espécies no mundo, espalhada nos seis biomas terrestres e nos três grandes ecossistemas marinhos. São mais de 103,8 mil espécies animais e 43 mil espécies vegetais conhecidas no país, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

A exposição também convida o público a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. Além disso, traz como reflexão a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies.

A mostra foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz (Farmanguinhos). A itinerância da exposição está sendo viabilizada por meio da cooperação com o Programa Sesc Ciência, firmado com o Museu da Vida em 2016. Criado em 1987, o Programa viabiliza a montagem de exposições itinerantes e de salas de ciência no território brasileiro, impulsionando e ampliando as ações de divulgação e popularização da ciência.

Confira horários e endereço:

“Biodiversidade e saúde”
Até 30 de agosto
Local: unidade Sobral Centro (Interior), no Boulevard João Barbosa, 902 – Centro
Visitas: de segunda a sexta 8h às 12h e 14h às 17h
Agendamento: telefone (88) 3611-0827